"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus vela por sua Palavra para cumprir.

Jeremias 1: 11-12
 “Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir”.

Iniciamos mais um trimestre, e ele traz um assunto muito relevante para os nossos dias. Costumo dizer que estamos vivendo dias como os crentes da igreja de Sardes, e o papel do remanescente dentro destas igrejas é o de despertar os que estão ‘morrendo’ espiritualmente por causa da forte influência de um evangelho sem renúncia que está se propagando de forma muito intensa. Sem duvida, o assunto deste último trimestre de 2024 servirá para esclarecer que quando falamos das promessas de Deus (ou promessas bíblicas), elas são abrangentes e apontam para duas direções – benção e juízo.

O contexto do versículo em apreço, fala sobre o juízo que Deus já tinha determinado sobre Judá. Avisos e oportunidades para Judá rever sua condição e mudar seu comportamento para com Deus foram enviados por muitos profetas, todavia foram ignorados. Ainda que tivessem dado ‘ouvidos’ ao que os profetas anunciaram, Deus não mudaria o que já estava determinado, mas como estudamos na lição anterior e em muitos outros exemplos bíblicos, os fiéis passaram pelo juízo divino ‘sem se afogarem nas muitas águas e sem se queimarem no fogo’. Como o próprio Senhor declara de Si mesmo, o cuidado e zelo que Ele tem em cumprir suas Palavras apontam, tanto para as bênçãos quanto para os juízos por Ele anunciados.

As visões de Jeremias tinham relação com o juízo de Deus sobre Judá. A vara de amendoeira fala por onde vai começar o juízo divino – “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” A amendoeira é a primeira arvora a florescer na primavera do oriente médio. Assim, o Senhor estava prometendo que Judá seria alcançado pelo juízo divino e a ferramenta que seria usada para isso era a Babilônia – “panela a ferver”.

Como sabemos, Satanás é o mestre na arte de mentir e suas mentiras por serem proclamadas repetidas vezes estão soando com ares de verdades. Algo como alguém ser estimulado insistentemente a pular de edifício de 20 ou 30 andares tendo a garantia de que não vai sofrer nenhum dano em seu corpo. Os crentes, atualmente, estão sendo inculcados a crerem que Deus está na obrigação de nos abençoar por causa da nossa condição religiosa e que, dependendo da igreja a que pertencemos, não seremos alcançados por nenhum juízo ‘prometido’. Temos que estar muito atentos ao que estão anunciando em o nome de Deus dentro das igrejas.

É por isso que nas igrejas, hoje em dia, vemos um ‘monte’ de crentes dormindo e outro tanto doente. Estão dando crédito ao que se fala em nome de Deus sem que, de fato, Deus tenha falado – estão fazendo promessas usando o nome do Senhor sem que Ele mesmo tenha proferido qualquer palavra.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.