"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus repete suas promessas a Jacó.

Gênesis 28: 12-15
 “E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus… E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.

As promessas de Deus em relação ao que diz respeito à redenção são imutáveis, todavia, cada geração deve assumir o compromisso de buscar o Senhor com dedicação e fidelidade. O Senhor fez uma promessa a Abraão, e a mesma promessa foi ratificada a Isaque e, agora, o Senhor a repete a Jacó. Abraão fez a sua parte no tocante ao cumprimento do que o Senhor havia dito; Isaque, da mesma forma, também cooperou com o Senhor a fim de que Sua promessa se cumprisse e, no desenrolar do curso da história, chegou a vez de Jacó se dedicar e obedecer a Deus. As promessas de Deus não são transmitidas de forma hereditária. Elas são permanentes, mas estão condicionadas á resposta de cada geração.

Frequentemente ouvimos alguns pregadores vociferarem aos ouvintes sobre a fidelidade de Deus para com o homem e, sem dúvida alguma, Deus é, de fato, fiel. Mas, a Sua fidelidade está restrita naquilo que Ele fala – se Deus falou, certamente se cumprirá. E essa questão sobre a fidelidade de Deus, geralmente induz as pessoas a interpretarem de maneira equivocada a forma do agir dEle em relação a alguns personagens bíblicos. Deus nunca consentiu nem compactuou com as atitudes deles só por que tinha feito promessas a eles. Jacó não era nenhum ‘santinho’, mas por causa da promessa feita a Abraão, o Senhor deu a Jacó todas as oportunidades de ser e fazer diferença no meio em que vivia.

Jacó sonhou e viu o Senhor acima dele e, em seguida, ouviu-o falar. O Senhor não repreendeu Jacó por ter participado da intriga de Rebeca; antes, disse reafirmou as palavras de promessa e de segurança. O mesmo Deus que havia cuidado de seu pai e de seu avô comprometeu-se a cuidar dele e de dar-lhe a terra sobre a qual estava deitado. Também multiplicaria sua descendência e cumpriria a promessa de abençoar todo o mundo por meio de seus descendentes.

Naquele tempo, julgava-se que, ao sair de casa, as pessoas deixavam seu deus para trás. No entanto, o Senhor de toda a Terra prometeu ir com Jacó, protegê-lo e, um dia, levá-lo de volta para casa. Independentemente do curso da história, Deus cumprira Sua promessa por meio de Jacó e, evidentemente, enquanto Jacó fosse obediente seria próspero. A promessa da presença de Deus com seu povo e repetida com frequência nas Escrituras.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.