"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja é a Noiva de Cristo, o seu Noivo.

II Coríntios 11: 2
 “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Embora a nossa Bíblia, na tradução portuguesa, use o termo igreja para se referir ao povo de Deus, entretanto, as conotações originais (hebraico e grego) do termo muitas vezes estão perdidas na tradução. O conceito básico do termo hebraico ‘qahal’ e também do grego ‘ekklesia’ é de uma assembléia, tratados por muitos no sentido de ‘comunidade’. Geralmente se pensa em termos de haver uma convocação de caráter político, sendo uma reunião do povo para decidir ou ouvir decisões de importância geral para o mesmo. Não existe no Antigo Testamento o que propriamente se chamaria de igreja, já que o conceito é do povo como um todo pertencendo a YHAWEH como nação.

O termo hebraico encontrado na Bíblia para designar o povo de Deus, seja reunido ou não em determinado lugar, é ‘edhah. Na época do exílio, o termo qahal foi empregado com esse mesmo uso, mas nunca fazendo alusão a uma instituição. No Novo Testamento, quando se trata da igreja em sentido universal ou mesmo local o termo usado é normalmente algo como “santos” ou “eleitos”, em lugar de igreja (ekklesía), aproveitando também expressões como “noiva” ou “povo de Deus” especialmente ao tratar da igreja em sentido universal. Portanto, é necessário ter cuidado ao procurar sistematizar ensino bíblico a partir de um estudo do emprego do termo bíblico ‘igreja’, já que o conceito igreja é comumente tratado com outros vocábulos e o uso que se faz do termo igreja nem sempre é o que se espera a partir do português.

Sendo assim, devemos ser mais cautelosos quando ministrarmos ensinos que dizem respeito a Eclesiologia (Doutrina da Igreja), pois os termos bíblicos que nós interpretamos como se estivessem se referindo a igreja dizem respeito a igreja no sentido universal, ou seja, a igreja que vai ser arrebatada e, não as igrejas locais (denominações). A igreja autêntica existe como a concretização do reinar de Deus e não pode existir desvinculada deste reino. É na vida da igreja — o povo de Deus — que o reinar de Cristo tem forma e exercício. No Novo Testamento, o reino de Deus é principalmente o seu reinar nas vidas daqueles que se submetem à sua autoridade.

A igreja deve espelhar o compromisso interno de cada indivíduo para aceitar a sua participação e integração no povo de Deus. Este compromisso é uma questão da aplicação do reino na vida do indivíduo. A igreja é, por consequência, o agrupamento ou reunião dos membros ou cidadãos do reino de Deus. A igreja não é o reino, mas ela é o meio para a extensão do reinar de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Eclesiologia (Doutrina da Igreja), Pr. Carlos Oliveira

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.