O advento de um Novo Concerto.
Jeremias 31: 33
“Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”
Estes versículos são citados pelo autor da carta aos Hebreus – “… Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto… Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais”, e revelam que as palavras de Jeremias cumpriram-se no novo concerto instituído por Jesus Cristo em favor de todos que se arrependem de seus pecados e crêem nEle.
O Novo Testamento nos ensina que as palavras de Jeremias terão pleno cumprimento somente nos últimos dias desta era, quando uma boa parte da nação de Israel se voltar ao Senhor Jesus como seu verdadeiro Messias e Salvador. Paulo, em suas cartas, afirma que a promessa de Deus a Israel não falhou, pois a promessa era só para os fiéis da nação. Visava somente o verdadeiro Israel, aqueles que eram fiéis à promessa. Sempre há um Israel dentro de Israel, que tem recebido a promessa. Devemos atentar para o fato de que Deus tem o direito de fazer o que Ele quer com os indivíduos e as nações. Tem o direito de rejeitar a Israel, se desobedecerem a Ele e o direito de usar de misericórdia para com os gentios, oferecendo-lhes a salvação, se Ele assim decidir.
O Novo Testamento deixa claro que os gentios (os não-judeus) podem participar do novo concerto se crerem em Jesus como o Messias de Deus, e se entregarem a Ele como seu Senhor e Salvador. Mediante a fé em Cristo, tornam-se filhos de Abraão. O concerto novo era necessário porque o concerto antigo era inadequado. O concerto antigo fora escrito em pedra, enquanto que o novo concerto seria escrito no coração do povo de Deus. Porque o Espírito Santo habitaria nos fiéis, o novo concerto seria acompanhado por poder e graça suficientes para todos viverem em retidão diante de Deus.
A capacidade de obedecer ao Senhor vem do Espírito Santo ao habitar no crente, e da regeneração ou novo nascimento resultante disso. Uma maneira de alguém saber que está salvo e participa do novo concerto é possuir a disposição sincera de agradar a Deus e de viver segundo sua lei e seus justos padrões.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.