Do coração procedem as saídas da vida.
Provérbios 4: 23
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Ainda que a ciência (do ponto de vista fisiológico) diga que o cérebro é considerado o centro diretor da atividade humana, porém, a Bíblia (do ponto de vista espiritual) coloca o coração do homem como esse centro, evidentemente que ela não está se referindo literalmente ao músculo que bombeia sangue para toda a área corporal, mas como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição – “… O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem“.
Um coração entregue à prática da iniquidade corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a ouvir a palavra de Deus e a obedecer ao que Deus ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu coração, verá que, depois, Deus endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo. Paulo ao contemplar a atitude das pessoas na sociedade ímpia da presente era, predisse que isso ocorreria nos dias do anticristo.
A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal. A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor, nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo.
No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-Lo e de obedecê-Lo. Tal amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei. Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus. O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência. Inúmeras vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios. A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenada por nosso Senhor.
Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo o coração, medita no coração, clama a Deus do coração, busca a Deus de todo o coração, oculta a Palavra de Deus no seu coração, confia no Senhor de todo o coração, experimenta o amor de Deus derramado em seu coração e canta a Deus no seu coração.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal