"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Guardando e conferindo tudo no coração.

Lucas 2: 18-19
 “E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração.

As duas principais correntes teológicas da nossa era vivem em constante confronto sobre as doutrinas bíblicas. Cada uma se posiciona conforme sua própria interpretação da Sagrada Escritura. Sobre questões deste contexto, Paulo foi enfático quando disse que – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” Ou seja, se a minha opinião teológica (porque o que conhecemos teologicamente de Deus, não passa de opinião) não está alinhada com a de outro irmão, não devo fazer disso motivo para repudiar e ridicularizar sua fé.

Monergismo e Sinergismo são duas perspectivas teológicas que descrevem como a salvação ocorre na tradição cristã. Ambas as visões lidam com o papel de Deus e do homem na salvação, mas diferem significativamente em suas ênfases e interpretações. Por um lado, o Monergismo é a crença de que a salvação é inteiramente obra de Deus. E, de acordo com essa visão, o homem, em seu estado natural, é espiritualmente morto e incapaz de contribuir para a sua própria salvação. A salvação é, portanto, um ato unicamente divino, onde Deus é o único agente ativo. A ênfase aqui está na soberania de Deus e na total dependência do homem da graça de Deus para a salvação. Até o ponto de ensinarem que a salvação é um ato exclusivo de Deus, os monergistas estão corretos, mas como discordar do que a Bíblia ensina da salvação como um processo na vida do que foi salvo?

Manter-se salvo é um processo pelo qual todo aquele que foi salvo pelo ato exclusivo de Deus tem que passar se permanecer vivo depois de salvo. Isso está tão evidente nas páginas da Bíblia que não precisa ser profundo estudioso da Bíblia para entender. Jesus disse ao paralítico que fora curado – “Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.” Evidentemente que os monergistas vão interpretar esse texto na sua literalidade, mas ele (o texto) quer dizer mais do que apenas problemas físicos.

E, por outro lado, o Sinergismo sustenta que a salvação é um processo cooperativo entre Deus e o homem. Os sinergistas acreditam que, enquanto a graça de Deus é necessária para a salvação, a resposta humana de fé também é necessária. Nesta perspectiva, a salvação envolve tanto a graça divina quanto a resposta humana a essa graça. Essas duas perspectivas têm implicações significativas para a compreensão da natureza de Deus e da natureza humana. O Monergismo enfatiza a soberania de Deus e a incapacidade humana, enquanto o Sinergismo enfatiza a cooperação entre a graça divina e a liberdade humana.

Um ‘coração novo’, no sentido bíblico, fala de alinharmos nosso intelecto com a fé. Isso requer reinterpretação de conceitos (de característica religiosa e espiritual) antigos. Muito provavelmente o que guardamos desde a nossa mocidade em nosso coração sobre questões teológicas precisam ser reavaliados.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.