A promessa do derramamento do Espírito Santo aos filhos.
Isaías 44: 3-4; Joel 2: 28; Atos dos Apóstolos2: 39
“… derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. E brotarão entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.”
“… derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão…”
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe…”
No tempo de Isaías, Israel, em grande parte, era uma nação desviada de Deus, a sua profecia apontava para um dia futuro. Um dia em que o Espírito Santo seria derramado sobre uma geração que estivesse vivendo confiante na promessa de Deus – “Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Essa profecia teve seu cumprimento parcial no dia do Pentecoste. Seu pleno cumprimento para Israel terá lugar quando os israelitas aceitarem Cristo como o seu Messias – “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.”
Joel falou de um dia em que Deus derramaria o seu Espírito sobre todo aquele que “invocar o nome do Senhor”. Este derramamento resultaria num fluir sobrenatural do Espírito Santo entre o povo de Deus. Pedro citou este trecho no dia de Pentecoste, e explicou que o derramamento do Espírito Santo, naquele dia, era o começo do cumprimento da profecia de Joel. Esta profecia é uma promessa perpétua para todos (não apenas os israelitas, mas também, os gentios) quantos aceitem a Cristo como Senhor, pois todos os crentes podem e devem receber a plenitude do Espírito Santo.
A profecia de Joel previa que um dos principais resultados do derramamento do Espírito Santo seria a distribuição dos dons espirituais, dentre estes os quais, o de profetizar. A manifestação do Espírito, através dos dons, torna conhecida a presença de Deus entre o seu povo. O apóstolo Paulo declarou que se a igreja profetiza, o incrédulo será compelido a declarar “que Deus está verdadeiramente entre vós”.
Lucas ao mencionar sobre a promessa do batismo no Espírito Santo, no livro de Atos dos Apóstolos, disse que não foi apenas para aquelas pessoas presentes no dia de Pentecoste, mas também para todos os que cressem em Cristo durante toda esta era. Desta forma, a promessa se aplica a nós e a nossa descendência – à todos os que estão longe à terceira geração e às subsequentes. É o direito mediante o novo nascimento de todo cristão buscar, esperar e experimentar o mesmo batismo no Espírito que foi prometido e concedido aos cristãos do Novo Testamento.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.