A família cristã como um lugar de proteção aos filhos.
Efésios 6: 10-13
“… fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau …”
O crente (de maneira individual) está engajado num conflito espiritual contra o mal, por isso devemos ensinar nossos filhos a serem crentes fiéis. Devemos conscientizá-los de que não podemos lutar suas batalhas por eles, o máximo que podemos fazer é, junto com eles, pelejar de mãos dadas. Esse tipo de conflito é descrito como o combate da fé, que continua até o crente galgar a vida do porvir.
A Palavra de Deus nos assegura que a vitória do crente foi obtida pelo próprio Cristo, mediante a sua morte na cruz. Jesus travou uma batalha triunfante contra Satanás, desarmou as potências e potestades malignas, levou os cativos com Ele e redimiu o crente do domínio do maligno. Na presente era o crente está empenhado numa guerra espiritual que ele trava, mediante o poder do Espírito Santo. Nossos filhos precisam aprender a confiar no poder do Espírito Santo para vencerem os desejos corruptos dentro de si mesmo, contra os prazeres ímpios do mundo e todos os tipos de tentações, e contra Satanás e suas forças.
Devemos insistir com nossos filhos, com base na Palavra de Deus, que eles devem se separar do presente sistema mundano, repudiando os seus males, vencendo suas tentações e morrendo para elas condenando abertamente os seus pecados. Toda a igreja e, principalmente as famílias, devem guerrear contra todo o mal, não por seu próprio poder, mas com armas espirituais.
Nesta guerra espiritual, cada crente é conclamado a suportar as aflições como bom soldado de Cristo, sofrer em prol do evangelho, combater o bom combate da fé, guerrear espiritualmente, perseverar, vencer, ser vitorioso, triunfar, defender o evangelho, combater pela fé, não se alarmar ante aos que resistem, vestir toda a armadura de Deus, ficar firme, destruir as fortalezas de Satanás, levar cativo todo pensamento e fortalecer-se na guerra contra o mal.
O crente trava um conflito espiritual contra Satanás e uma multidão de espíritos malignos. Os poderes das trevas são os governantes espirituais do mundo, que incitam os ímpios, se opõem à vontade de Deus e constantemente atacam os crentes, em vista disso, é nosso dever como pais orientar nossos filhos na sã doutrina da Palavra de Deus. Inculcar neles que andar em obediência à vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável é a melhor opção que temos nesta vida.
As hostes espirituais da maldade é uma vasta multidão de demônios, altamente organizada em forma de império do mal, tendo categorias e ordens. Todo aquele que está sem Cristo é controlado pelo “príncipe das potestades do ar”, Satanás.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton