"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A bênção de se entregar e descansar em Deus.

Mateus 6: 25
 “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

Lucas, inspirado pelo Espírito Santo de Deus (isso significa que não se trata de uma opinião do escritor, mas do que Deus queria que se escrevesse dEle), escreveu em Atos dos Apóstolos que é Deus quem dá provisão a todas as criaturas – “… pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas”. Isso é o que podemos chamar de providência comum, ou seja, até mesmos os ímpios são alcançados pelas inexplicáveis formas que Deus usa para providenciar os meios de sobrevivência da espécie – chuva, sol, alimento, abrigo e, a própria vida e, como não poderia deixar de faltar, Ele providencia meios para que todos cheguem ao Seu conhecimento de forma racional.

Seria tolice nossa tentar explicar a razão pela qual Deus age com providência para com os ímpios. Qualquer pessoa que tenta explicar os atos de Deus se coloca na perigosa posição de conhecedor da mente/de dEle. O próprio Senhor declarou que a Sua mente/pensamento é insondável – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.

Ora, se o Senhor é benevolente até para com os que não Lhe são obedientes, o que Ele não fará pelos que são. Se até os ímpios, que não temem, nem obedecem e, muito menos são gratos, são contemplados com a provisão de Deus para suprir a necessidade de toda sua criação, porventura, não acrescentaria o Senhor ‘algo a mais’ para seus filhos? O cuidado de Deus para com os seus vai além daquilo que é concernente ao mundo espiritual. Sem dúvida as necessidades espirituais são maiores e prioritárias, mas assim como Ele nos supre nelas, também suprirá as que são de cunho material.

O que podemos dizer, neste artigo, sobre a providência divina é que ela é simplesmente outra forma de evidenciar o quanto o Senhor é Soberano. A soberania de Deus abrange e se aplica a todas as coisas, isto é, Ele não somente sabe de tudo, mas também governa tudo e todos. O Seu governo não indica que estão fazendo somente o que Ele manda, mas no sentido de que só fazem aquilo que é permitido fazer.

Como crentes devemos entender que a providencia divina não é algo que chega na hora certa da necessidade. Ela não é um acontecimento esporádico, mas está evidenciada nas páginas da Bíblia Sagrada que Deus tem sido providente para sua criação desde o principio e continuará até o fim de tudo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.