O Senhor Jesus é a fonte da vida abundante.
João 10: 10
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”
No capítulo dez de João, que compreende do primeiro até ao trigésimo versículo, Jesus faz duas declaração a respeito de Si mesmo: Ele diz que é o Bom Pastor e, que é a Porta. Jesus começou seu sermão com uma ilustração conhecida, que todos os seus ouvintes compreenderiam. O aprisco normalmente era um cercado, feito de pedras, com uma abertura. Durante a noite, o pastor (ou um porteiro) guardava o rebanho dentro do aprisco deitando-se nessa abertura e servindo de ‘porta’. Era comum colocar vários rebanhos no mesmo aprisco. Pela manhã, cada pastor chamava suas ovelhas, e, desse modo, os rebanhos eram separados. Cada ovelha reconhecia a voz de seu pastor.
O verdadeiro pastor entra no aprisco pela porta e é reconhecido pelo porteiro. Os ladrões e salteadores não podiam passar pela porta, portanto precisavam saltar o muro e entrar furtivamente no aprisco. Mesmo que conseguissem entrar, as ovelhas não os seguiriam, pois só obedeciam à voz do próprio pastor. Os falsos pastores não têm como conduzir as ovelhas, de modo que são obrigados a carregá-las até o ponto que lhes é conveniente.
No aprisco, o pastor desempenha a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrem e sejam protegidas. Jesus é a porta da salvação de Deus para nós. Ele oferece o acesso a segurança e a proteção. Cristo é o nosso protetor. Algumas pessoas ressentem-se por Jesus ser a porta, o único caminho de acesso a Deus. Jesus é o Filho de Deus, então por que deveríamos buscar qualquer outro caminho ou desejar um caminho particular que nos leve a Deus?
Em contraste com o ladrão que tira a vida, Jesus a dá. A vida que Ele dá é abundantemente rica e completa. E eterna, embora comece imediatamente após a pessoa recebê-lo como Salvador e Senhor. A vida em Cristo é vivida em um plano superior por causa de seu perdão, de seu amor e de sua orientação abundantes.
O interesse de um mercenário pelas ovelhas esta relacionado ao dinheiro, enquanto o pastor cuida delas por amor. O pastor é o dono das ovelhas e esta compromissado com elas. Jesus não faz simplesmente um trabalho; Ele está comprometido em nos amar, pois sacrificou até a sua vida por nós. Os falsos mestres e profetas não têm este compromisso.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren W. Wiersbe