"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Em Jesus tudo se faz novo em nossa vida.

II Coríntios 5: 17
 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Nosso novo relacionamento com Cristo motivou uma nova maneira de nos relacionarmos com o mundo e com as pessoas a nossa volta. Já não olhamos para a vida (situações e circunstâncias) como olhávamos antes. O crente é uma nova criatura, renovada segundo a imagem de Deus, que compartilha da sua glória, que experimenta a renovação do conhecimento e do entendimento, e que vive em santidade.

O crente é uma pessoa completamente nova em seu interior. O Espírito Santo lhe dá uma nova vida. Sendo assim, não pode continuar a ser a mesma pessoa de antes. Enfim, não somos reformados, reabilitados, ou reeducados somos recriados (novas criaturas) — e passamos a viver em uma união vital com Cristo – “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.” Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma pagina de nossa vida velha, mas começamos uma nova vida sob o controle de um novo Mestre.

As palavras ‘em Cristo’ se referem a estar em união com Ele. A verdadeira conversão dá início a uma transformação de vida, mas não por reformar a velha natureza. A habitação do Espírito cria vida divina nos crentes – “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça”, possibilitando uma vida de ‘coisas novas’.

Outras passagens do Novo Testamento comunicam essa verdade utilizando expressões como ‘nascer de novo’ ou ‘regeneração’ – “… sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.” Aqueles que eram inimigos de Deus se tornaram agora amigos por estarem reconciliados com Ele. A ira de Deus contra o pecado foi satisfeita na morte de seu Filho. Os pecadores que antes colocavam seus próprios interesses acima da glória de Deus, foram levados a estimar Deus como seu maior tesouro.

Mediante a palavra criativa de Deus (4.6), os que aceitam Jesus Cristo pela fé, são feitos novas criaturas, pertencendo totalmente a Deus e constituindo o seu povo, onde impera o Espírito Santo – “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.