O Senhor nosso Deus vela para cumprir sua Palavra.
Jeremias 1: 12
“E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”
A fidelidade é uma das gloriosas perfeições de Deus, pois, ser infiel seria agir contrariamente à Sua natureza, o que é impossível. Sua Palavra de promessa é certa. Em todas as Suas relações com o Seu povo, Deus sempre permaneceu fiel. Podemos confiar nEle, com segurança. Nunca houve alguém que tivesse confiado nEle em vão. Acima de toda compreensão finita está a imutável fidelidade de Deus. Tudo que há acerca de Deus é grande, vasto, incomparável. Ele nunca esquece, nunca falha, nunca vacila, nunca deixa de cumprir a Sua palavra. O Senhor Se mantém estritamente apegado a cada declaração de promessa ou profecia, faz valer cada compromisso de aliança ou de ameaça, pois – “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
Há ocasiões em nossas vidas que não são fáceis, nem mesmo para o crente mais fervoroso. Nossa fé é provada dolorosamente, nossos olhos ficam toldados pelas lágrimas, e não conseguimos mais encontrar o rumo dos baluartes do Seu amor. Os nossos ouvidos se distraem com os ruídos do mundo, arruinados pelos sussurros ateísticos de Satanás e não conseguimos mais ouvir a doce entonação da voz mansa e delicada do Senhor. Sonhos alimentados foram frustrados, amigos em quem confiávamos falharam conosco, um falso irmão ou irmã em Cristo nos traiu. Procuramos ser fiéis a Deus, e agora o céu parece ser de bronze – “Quem há entre vós que tema ao SENHOR e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR e firme-se sobre o seu Deus.”
A Palavra de Deus não contém somente numerosas ilustrações de Sua fidelidade no cumprimento de Suas promessas, mas também registra numerosos exemplos de Sua fidelidade em fazer valer os Seus juízos. Cada estágio da história de Israel exemplifica esse fato solene. Foi assim com indivíduos – Faraó, Core, Acã, e uma multidão de outros mais são outras tantas provas. E será assim conosco, a menos que busquemos refúgio em Cristo, as chamas eternas do Lago de Fogo serão a tua porção certa e segura. Deus é fiel.
Deus nos trata, não com base em nossos méritos (pois não temos nenhum), mas por amor do Seu grande nome. Deus é constante para consigo mesmo e segundo o propósito da Sua graça, “… aos que chamou… a estes também glorificou“. Deus dá plena demonstração da constância de Sua bondade eterna para com os Seus filhos, chamando-os eficazmente das trevas para a Sua maravilhosa luz, e isto deveria torná-los seguros da certeza da sua continuidade.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Os Atributos de Deus, A. W. Pink