Uma promessa infalível de incorruptibilidade.
I Coríntios 15: 54
“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.”
A ressurreição do corpo refere-se ao ato de Deus, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição. A Bíblia revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária. Ela é necessária porque o corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo. O corpo do crente é o templo do Espírito Santo; na ressurreição, ele voltará a ser templo do Espírito. A ressurreição do corpo é necessária para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição.
Segundo entendimento bíblico, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” Mais especificamente, o corpo ressurreto será um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível (a parábola do rico e Lázaro é a evidencia bíblica disto); um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra – “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”; um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte; um corpo glorificado, como o de Cristo; um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza.
Quando os crentes receberem seu novo corpo se revestirão da imortalidade. As Escrituras indicam pelo menos três propósitos nisso. O primeiro é para que os crentes venham a ser tudo quanto Deus pretendeu para o ser humano, quando o criou; o segundo propósito é para que os crentes venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam e, por fim, o terceiro propósito é a fim de que Deus expresse o seu amor aos seus filhos, conforme Ele deseja – “… para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.”
Os fiéis que estiverem vivos na volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morreram em Cristo antes do dia da ressurreição deles. Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo. Nunca mais experimentarão a morte física.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.