O ser humano é justificado pela fé, sem as obras da Lei.
Romanos 3: 28
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.”
Deus, por sua infinita bondade e justiça, enviou seu Filho unigênito à cruz a fim de suportar a penalidade total do pecado e poder perdoar livremente e com justiça todos quantos comparecerem diante dEle. Não existe uma ordem lógica para o que experimentamos no processo de passar de um estado pecaminoso para o da plena salvação. A Bíblia não oferece uma ordem específica, porém, Paulo, na carta aos Romanos, alista a presciência, a predestinação, o chamamento, a justificação e a glorificação, sendo cada conceito o complemento do anterior.
O termo justificação refere-se ao ato mediante o qual, com base na obra infinitamente justa e satisfatória de Cristo na cruz, Deus declara os pecadores condenados livres de toda a culpa do pecado e de suas consequências eternas, declarando-os plenamente justos aos seus olhos. O Deus que detesta ‘o que justifica o ímpio’ – “O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro”, mantém sua própria justiça ao justificá-lo, porque Cristo já pagou a penalidade integral do pecado. Estamos, portanto, diante de Deus plenamente absolvidos.
Para descrever a ação de Deus a justificar-nos, os termos empregados pelo Antigo Testamento e pelo Novo Testamento sugerem um contexto judicial e forense. Não devemos, no entanto, considerá-la uma ficção jurídica, como se estivéssemos justos sem, no entanto sê-lo. Por estarmos nEle, Jesus Cristo tornou-se a nossa justiça.
É glorioso receber em nossa ‘conta corrente’ a retidão de uma pessoa perfeita, independente de qualquer bem que porventura façamos. Mas é ainda mais glorioso não sermos considerados culpados de nossos pecados e más ações. Deus, ao nos justificar, tem graciosamente feito as duas coisas – e de modo lícito (sem burlar ou anular qualquer dos seus atributos), pois o sacrifício de Cristo pagou o preço.
A Bíblia deixa bem claro que a justificação, em relação ao crente, não é por causa de nenhuma boa obra de nossa parte. A simples observância dos mandamentos da Lei divina, não é capaz de nos fazer justos diante de Deus. Quem procura ser justificado mediante a Lei está sujeito à maldição. Quem imagina estar mais justificado depois de servir ao Senhor durante muitos anos ou pensa que boas obras obtêm mérito diante de Deus, deixou de compreender o ensino bíblico.
A justificação tem sua origem na livre graça de Deus e sua provisão no sangue que Cristo derramou na cruz, e nós a recebemos mediante a fé.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 4