"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Paulo chama essa doutrina judaizante de outro evangelho.

Gálatas 1: 8-9
 “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Alguns falsos mestres foram aos gálatas, procurando persuadi-los a rejeitar os ensinos de Paulo e aceitar ‘outro evangelho’. Este ‘outro evangelho’ diferente consistia não somente em crer em Cristo, mas também ligar-se à fé judaica mediante a circuncisão, as obras da lei e a guarda dos dias santos judaicos. A maior parte dos crentes na Galácia era formada por gregos que desconheciam as leis e os costumes judaicos. Os judaizantes formavam uma facção extrema de judeus cristãos e, tanto um como o outro criam em Cristo, mas seus estilos de vida eram completamente diferentes. Não se pode explicar a razão pela qual os judaizantes teriam percorrido grandes distancias para ensinar suas erradas noções aos recém convertidos gentios. Independente do que os motivou a fazerem isso, o importante e urgente era refutar essa ameaça dentro da igreja.

A Bíblia afirma claramente que há um só evangelho, ‘o evangelho de Cristo’. Este evangelho nos veio ‘pela revelação de Jesus Cristo’ e pela inspiração do Espírito Santo. O evangelho é definido e revelado na Bíblia, a Palavra de Deus. Quaisquer ensinos, doutrinas, ou ideias que, originados em pessoas, igrejas ou tradições, e que não estejam expressos ou subentendidos na Palavra de Deus, não podem ser incluídos no evangelho de Cristo. Misturá-los com o conteúdo original do evangelho é ‘transtornar o evangelho de Cristo’.

É mais difícil de ‘enxergar’ uma pequena alteração da verdade do que uma mentira evidente. Os judaizantes estavam distorcendo a verdade a respeito de Cristo. Embora afirmassem segui-lo, negavam que a obra de Jesus na cruz era suficiente para a salvação. Sempre haverá pessoas que distorcem as Boas Novas. Ou por não entenderem os ensinamentos da Bíblia ou por se sentirem pouco confortáveis com a verdade como ela é. Antes de aceitarmos os ensinamentos de qualquer líder, professor ou pregador da Palavra, devemos ‘filtrar’ o que falam a fim de verificar se o que ensinam está de acordo com a verdade contida na Palavra de Deus, pois do contrário façamos que a Bíblia nos orienta – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Paulo denunciou veementemente o fato de os judaizantes estarem deturpando as Boas Novas de Cristo. Ele disse que mesmo que um anjo do céu viesse pregar outra mensagem, este anjo deveria ser eternamente amaldiçoado (ser anátema). Se um anjo viesse pregar outra mensagem, ele não seria do céu, não importava a sua aparência.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.