As duas naturezas de Cristo continuam para toda a eternidade;
Colossenses 2: 9
“… porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”
O grande problema que se enfrenta com as heresias está no fato de elas serem ensinadas de forma dissimulada. Por isso, na carta escrita aos crentes de Colossos, Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. Em nossos dias, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o ‘humanismo secular’, que se tornou a filosofia de base da sociedade; e a religião aceita quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro.
Que ensina a filosofia do humanismo? Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso; Afirma que o homem não foi criado por um Deus pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo; Rejeita a crença num Deus pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada da vontade de Deus à raça humana; Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular.
Este conceito filosófico procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. Crê e ensina que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados. Bem como, considera que a auto realização do homem, sua autossatisfação e seu prazer são o sumo bem da vida.
Sem a menor sombra de dúvida, a filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a Deus, pois o argumento de Satanás é o de que quem disse que podemos ser (ou somos) iguais a Deus foi Ele mesmo – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.”
As Escrituras identificam os humanistas como os que – “… mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador“. Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando lhes os erros e instilando nas mentes deles um desprezo santo pela sua influência destrutiva.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.