Jesus caminhava por toda a Galileia, pregando, ensinado e curando enfermos.
Mateus 4: 23-25
“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e dalém do Jordão.”
O início da vida humana de Jesus pode ser traçado em poucas palavras — Ele teve uma vida humilde e trabalhou em uma carpintaria na desprezada aldeia de Nazaré. Entretanto, apesar dessa origem humilde, em nenhum momento Ele teve dúvidas sobre sua pessoa ou propósito. Evidentemente estamos falando que Jesus sempre teve certeza de quem Ele era a partir do momento que teve consciência disso. Até que seu ministério terreno tivesse início, Jesus viveu como qualquer outra criança, adolescente e jovem da sua época e sociedade.
Assim que seu ministério público teve início, Ele passou a ensinar e demonstrar a todos que era mais do que um mero homem, que de fato Ele era Deus vindo em forma humana. Quando começou a ensinar pelas sinagogas, milhares de seus amigos e seguidores creram nele, confessando que – “… jamais alguém falou como este homem”. Eles nunca tinham ouvido alguém exclamar que – “… aqui está quem é maior do que Jonas” ou – “… aqui está quem é maior do que Salomão” ou – “a principal pedra angular” está aqui ou o supremo – “EU SOU” está aqui! Jesus fez cada uma dessas afirmações, e outras mais. Ele sabia exatamente que era o divino Filho de Deus, a segunda pessoa da trindade.
Os que alegam que Jesus estava confuso sobre sua identidade não devem ter lido os registros do evangelho. Não há na Bíblia qualquer insinuação (por mínima que seja) sobre Jesus ter duvidas de que Ele era o Messias. Um dia Jesus encontrou uma mulher samaritana no poço de Jacó. Após ter conversado com Jesus, aquela mulher fez uma declaração que indica que o conhecimento da vinda de um Messias estava bastante difundido, mesmo em Samaria. Aquela mulher pecadora disse – “Eu sei… que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando Ele vier nos anunciará todas as coisas.” Ao que Jesus prontamente respondeu – “… Eu o sou, eu que falo contigo“.
Nunca é demais enfatizar a importância da conversão da mulher samaritana, pois ela prova que mesmo as pessoas leigas naqueles dias sabiam sobre a vinda do Messias. E também uma aceitação clara e direta da parte de Jesus de que Ele era o Messias pelo qual as pessoas estavam esperando. Este texto deixa claro que Jesus não estava confuso sobre quem Ele era.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Um Homem Chamado Jesus, Tim LaHaye (transcrito e adaptado)