"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus participou de um casamento em Caná da Galileia, uma celebração comum da época.

João 2: 1-2
 “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas.

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não era o tipo de pessoa que se excluía dos eventos sociais da sua época. O vinho era uma bebida característica da época e fazia parte do contexto social e cultural do povo israelita. A Bíblia não esclarece com detalhes a razão de Maria, Jesus e seus discípulos estarem neste casamento, fato é que estavam ali. Muitas são as interpretações que (segundo costumes e o que está relatado) envolvem a falta do vinho, mas não passam de interpretações e, sendo assim, estão passiveis de equívocos.

Embora a presença (encarnação) de Jesus no mundo fosse para um fim específico – salvar o mundo, a maior incumbência na Historia da humanidade. Ele ainda teve tempo para ir a uma festa de casamento e tomar parte nas festividades. Às vezes, pensamos que, pelo fato de termos alguma função na igreja ou, pelo simples, fato de sermos crentes, não podemos participar das reuniões sociais e, até mesmo, familiares. Mas talvez, sejam em tais reuniões que o Senhor está nos dando oportunidades de realizarmos alguma coisa de útil para o Seu reino. Talvez, algumas reuniões sejam parte de nossa missão.

Jesus valorizava estas ocasiões porque nelas havia pessoas, e Ele veio para estar com as pessoas. Nossa missão neste mundo pode, muitas vezes, ser cumprida em alegres momentos de celebração com os outros. Quantas oportunidades já tivemos de anunciar o amor de Jesus em reuniões, sejam festivas ou apenas encontros casuais? Nós podemos trazer equilíbrio a nossa vida, permitindo que Jesus esteja presente nos momentos de lazer, bem como nos de trabalho.

Na época de Jesus, os casamentos eram festas que duravam uma semana inteira. Os banquetes eram preparados para muitos convidados, e a semana poderia ser gasta celebrando a nova vida matrimonial do casal. Muitas vezes a cidade toda era convidada, todos podiam comparecer; era considerado um insulto recusar o convite para um casamento. Para acomodar muitas pessoas, era necessário um cuidadoso planejamento.

Acabar o vinho era algo mais do que embaraçoso; um fato como este representava uma grave falta em relação as regras da hospitalidade. Jesus estava prestes a suprir uma necessidade altamente emergencial.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.