O Espírito Santo preserva e mantém todas as coisas criadas.
Salmos 104: 30
“Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.”
O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade por cujo poder o universo foi criado. A Bíblia afirma que Ele pairava por sobre a face das águas e participou da glória da criação – “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.” O Espírito Santo, como Divindade inseparável em toda a criação, manifesta sua presença nas leis da natureza. Ele é o princípio da ordem e da vida, o poder organizador da natureza criada. Todas as forças da natureza são apenas evidências da presença e operação do Espírito de Deus. O Espírito Santo criou e sustenta o homem. Toda ser humano, servo ou não de Deus, é sustentada pelo poder criador do Espírito de Deus.
O Espírito Criador criou o homem a fim de formar uma sociedade governada por Deus; em outras palavras, o reino de Deus. Depois que entrou o pecado e a sociedade humana foi organizada à parte de Deus e em oposição à sua pessoa, Deus começou de novo ao chamar o povo de Israel, organizando-o sob suas leis, e assim constituindo-o como reino de Jeová – “E, agora, cuidais de esforçar-vos contra o reino do SENHOR, que está nas mãos dos filhos de Davi; bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.” A operação dinâmica do Espírito criou duas classes de ministros: primeira, obreiros para Deus — homens de ação, organizadores, executivos; e, a segunda, locutores para Deus — profetas e mestres.
Embora muito se escreveu e falou sobre a obra do Espírito Santo e creio que muita coisa que ainda será falada e escrita sobre este tema, é essencial indicar, em ordem, algumas das obras do Espírito Santo que fornecem evidência a respeito de sua divindade. O Espírito Santo é o Executor dos propósitos divino. Ele produziu cada coisa viva. Desta obra especifica do Espírito Santo, Ele foi o primeiro a se mover – “… e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Quando consideramos a terra sem forma e vazia, imagino que é igual ao vale cheio de ossos secos. Devemos estar cientes de que Deus não é somente o autor de todos os seres, mas a fonte e o provedor da vida e do surgimento do movimento.
Quando o assunto são as doutrinas sobre a Trindade devemos nos conscientizar de que ninguém compreende plenamente o Deus infinito ou Seu infinito Universo, nem conhece ou entende com perfeição cada palavra da Bíblia. Continuamos todos aprendizes. Como criaturas finitas, não devemos ter dificuldades para reconhecer que é arrogância alegar que compreendemos totalmente o Deus infinito. Deus ainda está trabalhando na Igreja e em cada indivíduo, para nos transformar segundo a imagem de Cristo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton.
– Teologia Sistemática, Myer Pearlman.
– Teologia Sistemática, Lewis S. Chafer