O Espírito Santo penetra todas as coisas até as profundezas de Deus.
I Coríntios 2: 10
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”
“As profundezas de Deus” se referem a natureza incomensurável de Deus e ao seu plano maravilhoso — a morte e ressurreição de Jesus e a promessa da salvação revelada somente para aqueles que crêem que as palavras divinas são verdadeiras. Aqueles que crêem na morte e na ressurreição de Cristo e depositam nEle a sua fé saberão tudo o que precisam para permanecerem salvos. Esse conhecimento, porém, não pode ser alcançado, mesmo pelas pessoas mais sabias, a menos que elas aceitem a mensagem do Deus. Todos os que a rejeitam são tolos, não importa o quão sábios o mundo os considere.
Todos os que amam a Deus, o Espírito Santo revela as infinitas e indizíveis bênçãos preparadas para os salvos, já nesta vida, e muito mais na outra. O profeta Isaias, pelo Espírito Santo, profetizou essas maravilhas – “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.” Outros profetas do Antigo Testamento também tiveram a revelação divina dessas coisas magníficas que os santos desfrutarão na glória – “Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”
O Espírito Santo também revelou aos escritores do Novo Testamento essas maravilhas consoladoras, inclusive a Paulo. Ele é o nosso divino Mestre na presente dispensação da Igreja – “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais”, como já estava predito em Provérbios – “Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.” Concernente a esta missão do Espírito Santo, Jesus declarou: “… o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu Nome, vos ensinará todas as coisas“.
No Espírito Santo vemos a triplicidade dos atributos da personalidade divina, a saber: intelecto: “ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus“; sensibilidade: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus“; e vontade: “[O Espírito] repartindo particularmente a cada um como quer” e “a intenção do Espírito”. Como membro da unidade trina de Deus, o Espírito Santo é, pois, uma Pessoa.
O fato de o Espírito ser um com Deus, com Cristo, e, ao mesmo tempo, distinto deles é parte do grande e insondável mistério da Trindade Santa para a mente humana. O Espírito de Deus não é tão somente uma influência, um poder, uma energia, uma unção, mas uma Pessoa divina e real.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto
Que nós, como estudantes e ensinadores das Escrituras, possamos sempre estar aos pés de Cristo, em total dependência do Espírito Santo, para sermos contemplados com a iluminação que acende luz e fogo em nossos corações. Que, diante de tão esplendorosa revelação de quem Deus é, sejamos transformados para a Sua glória!
Graça e Paz meu querido irmão Lucas André.
Deus te abençoe abundantemente e que, por teu zelo e dedicação ao ensino bíblico, te faça próspero em todas as coisas.