O Verbo existe gloriosamente em forma de Deus.
Filipenses 2: 6
“… que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.”
Quando dizemos que Jesus sendo Deus esvaziou-Se de Sua glória, não estamos dizendo que Ele deixou de ser Deus. Em todo o seu ministério terreno Ele sempre foi Deus e homem simultaneamente. ‘Esvaziar-Se’ quer dizer que Jesus usou seus atributos divinos para o bem de outros. Pode ser interessante fazer um contraste entre a atitude de Cristo, a de Lúcifer. Antes de sua queda, em outros tempos, ele era o maior dos seres angelicais, próximo ao trono de Deus, mas desejou assentar- se no trono de Deus! A intenção de Lúcifer era que fosse feita a sua vontade, enquanto Jesus disse – “Seja feita a tua vontade“. Lúcifer não se contentou em ser uma criatura; quis ser o Criador! Jesus era o Criador e, no entanto, se tornou homem voluntariamente. A humildade de Cristo é uma repreensão ao orgulho de Satanás.
Embora muitas pessoas ilustres, que viveram no passado, em suas biografias deixaram registros impressionantes sobre a pessoa de Jesus Cristo, é na Bíblia que nós encontramos o que de fato Ele representa para nós. A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo é maior que tudo. Só na carta aos Hebreus encontramos cinco declarações extraordinárias sobre quem Ele é.
Jesus é maior que os anjos – “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.”
Jesus é maior que o sacerdócio de Arão – “Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Jesus é maior que as revelações do Antigo Testamento – “Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.”
Jesus é maior que todos os santuários e sacrifícios do Antigo Testamento – “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.”
Jesus é o Autor e Consumador de toda a fé – “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Conheça Jesus, Norbert Lieth