O novo nascimento como dom de Deus.
Efésios 2: 8
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.”
Sem a mínima chance de abrir uma discussão sobre o assunto, ‘indiscutivelmente’ ninguém, sobre qualquer hipótese, pode nascer de novo por sua própria vontade (nem no aspecto físico e, muito menos, no espiritual). O ‘novo nascimento’ é um ato exclusivo de Deus na vida do homem, transformando sua inclinação ao mal em uma disposição para fazer o bem, capacitando-o através do Espírito Santo a fazer aquilo que é correto diante dEle. A verdade de que o homem precisa nascer de novo, isto é, a necessidade da regeneração, é um dos pontos centrais da teologia cristã. Infelizmente muitos crentes não entendem corretamente o que é a regeneração ou o novo nascimento, e assim não percebem seu significado fundamental conforme exposto na Bíblia Sagrada.
O ensino bíblico acerca do novo nascimento é apresentado ao longo de toda a Palavra de Deus. Mesmo no Antigo Testamento, as Escrituras apontam para a necessidade de o homem nascer de novo – “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.” E, no Novo Testamento, a doutrina da regeneração se torna ainda mais clara. O próprio Jesus falou sobre ela em sua conversa com Nicodemos, advertindo-o sobre a necessidade de o homem nascer de novo e, os apóstolos também escreveram detalhadamente sobre esse tema – “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas.”
A expressão ‘nascer de novo’ é utilizada para traduzir uma colocação grega no diálogo entre Jesus e Nicodemos registrado no Evangelho de João. O termo grego original traduzido em muitas versões como ‘nascer de novo’, pode ter tanto o sentido de ‘nascer de cima’ ou ‘nascer do alto’, sendo que esse sentido é o mais usual, como também pode ter o sentido de ‘nascer de novo’ ou ‘nascer mais uma vez’. No contexto do diálogo entre Jesus e Nicodemos, obviamente ‘nascer de novo’ é ‘nascer do alto’.
A exigência divina de um novo nascimento se deve por causa da Queda do homem e a consequente origem do pecado na humanidade, o homem foi separado de Deus, tornando-se morto espiritualmente. Daí vem a importância fundamental da regeneração, pois no novo nascimento o homem é ressuscitado espiritualmente, torna-se morto para o pecado e passa a viver para Deus. Jesus é bastante claro ao dizer que se o homem não nascer de novo ele não poderá entrar no reino de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton.
– O Que Significa Nascer de Novo? Daniel Conegero