A pessoa que nasceu de novo crê que Jesus é o Cristo.
I João 5: 1
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.”
A fé é um assunto extremamente importante na vida do ser humano, pois, este, faz uso dela desde a sua infância até a mais avançada idade. Para o crente, a fé assume uma importância ainda maior, já que é dela que depende a nossa salvação eterna. Contudo, a fé bíblica não se restringe apenas e tão somente à fé que proporciona salvação, há outras áreas em que a fé se manifesta.
A definição bíblica de fé é assim interpretada e explicada nos dicionários de teologia cristã – “A fé cristã implica de modo especial uma confiança e aceitação completa da pessoa e obra de Cristo como a base de relacionamento do indivíduo com Deus”. O dicionário da Bíblia nos dá uma definição mais elaborada para fé – “A fé é um princípio ativo; é um ato da inteligência e da vontade. A distinção entre crença e fé avalia-se pela diferença entre as frases – “crede-me e confiai em mim”. O verbo crer convém a ambos os vocábulos, fé e crença. Na Bíblia, fé ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo que Deus tem revelado – “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”
A fé é um assunto, extremamente, grandioso, em vista do quanto pode ser alcançado, e realizado, por intermédio da mesma (não por intermédio da palavra, mas, por intermédio da fé que cada pessoa tem e coloca em prática). A fé é uma qualidade inata do ser humano, a qual, o acompanha durante toda a sua vida material (a não ser as pessoas destituídas da razão). A fé permeia todas as decisões da vida, bem como, todas as conquistas. Até as derrotas e ou os fracassos, têm enorme relação com a fé, já que, a fé é que leva um ser humano a realizar algo que, depois de realizado, não produza os resultados esperados.
Quando falamos de fé cristã, não nos referimos à fé humana natural e comum, da qual todo o ser humano normal é dotado. A fé cristã, só é possível, por uma deferência toda especial de Deus, em prol do ser humano, visto que, por si só, é impossível ao ser humano chegar a ter a fé cristã. Assim sendo, para que um ser humano chegue a ter a fé cristã, há de recebê-la, como um dom de Deus (um presente imerecido de Deus), porém necessário e imprescindível, sem o qual, jamais alguém seria ou se tornaria um crente.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 3