Quem nasceu de novo revela o Fruto do Espírito.
Gálatas 5: 22
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
O novo nascimento é um verdadeiro milagre, ela não ocorre sem o poder de Deus. Muitos são os testemunhos fiéis de pessoas que foram verdadeiramente regeneradas pelo poder de Deus. Paulo, na carta que escreveu aos Tessalonicenses, assim descreve esse extraordinário milagre – “… vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro.” Quando se prega o Evangelho, o Espírito Santo agindo no coração dos que ouvem, os chama para se arrependerem e confiarem em Jesus Cristo como Salvador. Nos que respondem afirmativamente, há uma mudança radical — uma mudança de coração. Agora adoram ao Deus vivo. Agora se alegram com a Palavra do Deus verdadeiro. Agora obedecem a voz de Deus, pois nasceram de novo.
Muitas pessoas abandonam a prática de certos pecados por diferentes motivos. Uns, talvez por terem sido descobertos; outros, talvez por cansarem do pecado em si; ou, até, talvez por perceberem que algum pecado especifico estava causando desgaste financeiro ou emocional. Mas o arrependimento bíblico é deixar o pecado por ele ser uma ofensa contra Deus. O arrependimento genuíno é abominar a idolatria porque ela é uma transgressão da lei de Deus. É uma afronta contra a santidade de Deus.
O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. O Espírito produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de Cristo. São os subprodutos de seu controle sobre a nossa vida — não conseguiremos obtê-los se tentarmos alcançá-los sem sua ajuda. Se quisermos que o fruto do Espírito cresça cm nós, devemos unir nossa vida á dEle. Devemos conhecê-lo, amá-lo, lembrá-lo e imitá-lo. Como resultado, cumpriremos o propósito da lei — amar a Deus e aos nossos semelhantes.
O fruto que produzimos para Deus não se limita à atividade de ganhar almas. Paulo deixa isso bem esclarecido para os crentes da Galácia dizendo que aquele que ‘nasceu de novo’ passa a desenvolver, em si mesmo, as qualidades do caráter cristão. Estar em Cristo significa crer que Ele é o Filho de Deus; recebê-Lo como Salvador e Senhor; fazer o que Deus diz; continuar a crer nas Boas Novas e relacionar-se em amor com os demais crentes que formam o corpo de Cristo. Muitas pessoas tentam ser boas, honestas, e fazer o que é certo, mas Jesus disse que a única maneira de ter uma vida verdadeiramente boa é estar perto dEle, como um ramo ligado â videira. Longe de Cristo, nossos esforços são infrutíferos.
O Evangelho de Jesus Cristo anuncia – a conversão é uma obra poderosa de Deus. É uma maravilhosa demonstração da misericórdia e graça de Deus. E Ele nos chama para nos arrepender dos nossos pecados e confiar na obra de Jesus Cristo sempre.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Conversão: Um estudo sobre o que a Bíblia ensina, Daniel Gardner.