Jesus, a Verdade que liberta.
João 8: 31-32
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
O ponto principal abordado por Jesus nestes versículos é, nada mais, que a fé. Para os judeus que professaram fé nEle, Jesus, de forma bastante compreensiva, indica que a fé genuína produz uma perseverança com algumas consequências gloriosas. Mas essa fé custa não menos que tudo, e a liberdade que ela gera indica que a vida anterior a tal fé é uma miserável escravidão. Nas mensagens de Jesus podemos perceber que Ele nunca esteve interessado e multiplicar o numero de convertidos se estes não fossem crentes genuínos, por isso Ele usa palavras muito fortes para expor o que é a fé autêntica. Jesus nunca obrigou e nunca obrigará ninguém a segui-Lo, mas aos que desejam fazer isso, Ele instrui a calcular os custos da decisão.
No contexto da existência e conhecimento humanos, muitas coisas são verdadeiras. É dentro deste contexto que, às vezes, nós declaramos que não somos escravos de nada e de ninguém. Mas, quando se sai da teoria para a prática, percebemos que somos escravos de muitas coisas. Por exemplo: na esfera da vida secular, nós nos tornamos escravos do tempo; outros se tronam escravos do dinheiro; outros se fazem escravos da tecnologia; outros dos sentimentos; outros do bem-estar físico; enfim, podíamos enumerar muitas outras coisas que se tornam senhores de nossas vidas. E, na esfera da vida espiritual, encontramos muitas pessoas que estão escravizadas pelos costumes e tradições das religiões.
Contudo há uma só verdade que liberta as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás – a verdade de Jesus Cristo, que se acha na Palavra de Deus. Podemos observar que, a respeito desta verdade, a Bíblia nos ensina que as Sagradas Escrituras, especialmente a revelação original de Cristo e dos apóstolos do Novo Testamento, dão testemunho da verdade que nos liberta do pecado, do mundo e do poder demoníaco. Não é necessário mais revelações de ‘verdades’ para completar o evangelho de Cristo, ou para torná-lo mais adequado. A verdade salvífica é revelada da parte de Deus somente pelo seu Espírito – “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”; não procede de nenhuma pessoa, nem da sabedoria humana.
O próprio Senhor Jesus é a verdade que nos liberta. Ele é a fonte da verdade, o padrão perfeito daquilo que é correto. Ele nos liberta das consequencias do pecado, do engano que infligimos a nós mesmos e do erro a que nos induz Satanás. Jesus nos mostra claramente o caminho da vida eterna com Deus. Por isso, Ele não nos dá liberdade para fazermos o que quisermos, mas para seguirmos a Deus. À medida que procuramos servir a Deus, a verdade perfeita de Jesus nos liberta para que sejamos tudo aquilo que Deus deseja que sejamos! ALELUIA!
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de estudo Wiersbe.
– Comentário de João, D. A. Carson