"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 11/ 2º trim 2017, Sábado – Maria, a serva agraciada.

Lucas 1:28
E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. ”

“Estranha, muito estranha! ” Sim, isso foi o que se passou na cabeça de Maria ao ouvir a saudação dada pelo anjo. O que levaria Deus a escolher uma mulher humilde de uma família humilde que morava numa cidade humilde, para ser a mãe de Seu Filho Unigênito? A resposta nós encontramos ao fazer uma análise minuciosa da Palavra de Deus. 

“Entrando o anjo onde ela estava”. Sem “viajar na maionese”, quero dissertar sobre isso. Indubitavelmente, Maria estava em algum lugar reservado. Provavelmente, ela estava só. Indiscutivelmente, devia estar orando. Contudo, não foram as circunstâncias que pesaram na sua escolha, mas seu caráter ilibado.
O anjo tinha um destinatário e um endereço específicos. Ao anjo não foi dado uma ordem de sair perambulando pelo mundo em busca de uma jovem que pudesse satisfazer ou se encaixar dentro das especificações divinas. Ele veio com um objetivo específico. E ao encontrar Maria, ela a encontrou fazendo EXATAMENTE o que Deus lhe tinha dito. Eu creio que Maria devia estar orando. Ela tinha motivos de sobra para orar, afinal de contas, estava para se casar. “Entrando onde ela estava”, nos diz que ela estava “separada” dos demais da casa. Era o seu momento com Deus em busca de mais fé, mais comunhão. Em busca de forças, perseverança. Em busca de mais conhecimento espiritual.
A aparição do anjo com aquela saudação, lhe causou espanto e não terror. Talvez a palavra surpresa se encaixe melhor na atitude dela ao ouvir o anjo, pois mesmo tendo uma vida ilibada e santificada, ela sabia que não era a única. Mas ao invés de fazer perguntas sobre os motivos que levaram a ser a escolhida, ela aceitou o encargo que hora, lhe estava sendo dado.

“Salve agraciada”, tem o mesmo sentido de: “Esteja feliz, o Senhor Deus te viu e quer te usar! “ Outra lição temos aqui. O fato de Deus querer nos usar em sua obra, implica em sermos usados como Lhe aprouver. Mesmo que tenhamos uma vida ilibada e santificada, ainda assim, não satisfazemos plenamente os desejos de Deus para conosco, sempre estaremos em falta. Uma outra condição que Deus exige daqueles a quem Ele escolhe, é se manterem naquilo para que foram chamados. Não devemos ir além daquilo para o que fomos chamados. A função “multifuncional” não se aplica aos crentes. Cada obreiro (a), deve se manter especificamente na sua função, sem atropelar ou passar por cima da autoridade de outros.

“Bendita és tu ENTRE as mulheres”. Temos nessa expressão, a confirmação textual e divina de que Maria nunca foi “melhor ou maior” do que qualquer serva de Deus. ELA FOI DIFERENTE! Pois se a doutrina da mariolatria estivesse correta, o texto bíblico teria que ser da seguinte forma: “Bendita és tu ACIMA de todas as mulheres”. O caráter cristão de Maria não pode ser ignorado pelos crentes. Ela é um exemplo de devoção e submissão a vontade de Deus Pai.

Os maiores servos de Deus são pessoas comuns, que se colocam prontamente a disposição DEle, pois Seus planos e propósitos envolvem acontecimentos extraordinários.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.