Devocional lição 03 / 4º Trim 2017, Segunda-feira – Jesus Cristo é a luz de todos os que creem.
João 1: 9-12
“Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome”
É impressionante como temos incomodado o mundo com nossa fé e comportamento. Sabemos perfeitamente que não somos melhores que ninguém, mas uma coisa é indiscutível, somos diferentes. Conquanto, essa diferença não faz superiores aos outros, mas nos faz sentir que somos mais que especiais aos olhos do nosso Pai Celeste. Não somos os donos da verdade, mas esforçamo-nos para viver plenamente de acordo com ela.
O propósito do Evangelho que João escreveu é testificar da Deidade de Jesus. Consolidar a fé de alguns, bem como, convencer outros de que Jesus Cristo é o próprio Deus.
O texto do devocional, começa dizendo que existem diversas “luzes” tentando iluminar o homem. O homem tem, desesperadamente, buscado com muita ansiedade, solucionar os mistérios que envolvem a existência da humanidade: De onde vim? Onde estou? Para onde vou? Mas, só existe uma LUZ capaz de iluminar o homem. Essa LUZ não é produto de um vasto conhecimento filosófico ou teológico. Essa LUZ não é produto de rituais religiosos nem está atrelada a crendices seculares. Essa LUZ não depende de qualquer fonte para que possa dar seu brilho, e muito menos tem variações na sua intensidade. Essa LUZ não somente ilumina, Ela também é fonte de calor, não um calor sufocante, mas na temperatura exata para manter a vida. Essa LUZ é Jesus!
O motivo de o mundo não ter conhecido essa LUZ, é pelo fato de que Jesus e sua Palavra estão em oposição a tudo quanto o mundo pratica. Jesus e a sua Palavra não se conformam com o comportamento do mundo, sendo assim, o mundo sempre permanecerá indiferente e hostil a essa LUZ. A questão do mundo não o conhecer, não se refere a um conhecimento histórico, não se trata apenas de saber toda sua genealogia, mas em dar crédito ao que Ele prega e ensina. Ele criou o mundo e, Ele mesmo, veio salvar o mundo, mas o mundo o rejeitou. Não admitiram que o Deus Todo Poderoso, se humilhasse ao ponto de se tornar homem para salvar o homem. Não entenderam que essa era a única forma de escaparmos da condenação de morte, a qual estávamos sentenciados.
Entretanto, aos que estavam mergulhados em trevas, e admitiram essa condição, essa LUZ raiou oferecendo o escape, e a todos quanto aceitaram e creram no nome precioso de Jesus Cristo, a esses foi outorgado a capacidade de se serem feitos filhos de Deus. É uma trajetória reta e ascendente, independente de raça, credo, classe social ou condição financeira. De criaturas fomos feitos filhos, de inimigos a amigos, de condenados a justificados e de imundos fomos justificados.
Entre todas a “luzes” que existem, apenas Jesus é a LUZ VERDADEIRA. Entre todos os “evangelhos” que andam pregando pelo mundo afora, apenas o EVANGELHO DE JESUS CRISTO tem poder para transformar a vida do homem.
Queres ter sua vida transformada? Creia no poderoso NOME de JESUS.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.