"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 03 / 4º Trim 2017, Sexta-feira – A salvação pela graça mediante a fé somente.

Imagem relacionadaEfésios 2: 8
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus

 

 

O Batismo nas águas, a Santa Ceia e um estilo de vida moldado em conformidade com a Palavra de Deus, não tem por finalidade salvar ou manter alguém salvo, muito pelo contrário, são práticas e comportamento de quem já está salvo. É, exatamente, isso que muitos crentes precisam entender, pois estão fazendo dos cerimoniais religiosos práticas para a salvação, igual aos judeus no passado. As leis cerimoniais que foram dadas no passado, bem como as festas religiosas que deveriam ser celebradas, algumas delas perpetuamente, não tinham e nunca tiveram a finalidade de tornar alguém salvo, eram um memorial para os salvos. Estes celebrariam tais festas com intenso prazer e alegria, pela condição de salvos. 

Uma vida piedosa, cheia de boas obras, sem fé é inútil. Uma vida religiosa na sua plenitude, cumpridora de toda a agenda da igreja, sem fé é inútil. Uma vida espiritual centrada num conhecimento teológico, onde são observadas as leis de Deus, sem fé é inútil. Uma vida dedicada ao serviço do Reino de Deus e que, no entanto, só faz aquilo que foi lhe determinado que se fizesse, é inútil. Por mais que façamos em favor da obra de Deus, por mais que entreguemos tudo o que temos em prol da obra de Deus, por mais que nos esforcemos e suemos e nos fadiguemos pela causa de Cristo, tudo isso é inútil. Inútil sim, mas no sentido de alcançar a salvação. A salvação é unicamente pela graça de Deus mediante nossa fé no nome de Cristo Jesus. A salvação não é originada em nós ou nossos feitos, vem de Deus.

Estávamos mortos em nossas iniquidades, delitos, pecados e transgressões. Nossa condição era irreparável. Não podíamos mudar ou alterar a nossa situação. Mesmo que pudéssemos morrer e nascer novamente, ainda assim, estaríamos na mesma condição. Em nós mesmos, não temos a capacidade de ver, entender e aceitar o sacrifício de Cristo. Porém, aqueles que ouvem o chamado de Deus e atendem a esse chamado, tem seus olhos e ouvidos abertos e, agora, tudo vai se descortinando diante de nós, os mistérios vão sendo revelados, as “loucuras” do evangelho são convertidas em poder e sabedoria de Deus e, aos poucos vamos conhecendo e participando da maravilhosa graça de Deus. Isso é Graça!

O Supremo Juiz diante de um réu, declarada e comprovadamente culpado, decide soberanamente, poupa-lo da sentença de morte que o próprio juiz havia decretado. Muito mais do que agir somente como um juiz misericordioso, o Supremo Juiz oferece ao réu sua amizade. ISSO É GRAÇA! Fomos poupados pela graça de Deus. Fomos salvos pela graça de Deus. Estamos sendo renovados pela graça de Deus. Aleluia!

Que isto seja um estímulo para continuarmos firmes e abundantes na obra do Senhor aqui na terra, para que possamos conhecer e prosseguir no conhecimento do amor, da graça e da misericórdia de Deus dadas em Jesus Cristo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.