Devocional lição 05 / 4º Trim 2017, Quinta-feira – Pelo sangue de Cristo nos aproximamos de Deus.
Efésios 2: 13-14
“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio”
O que Paulo quer, ao escrever aos crentes de Éfeso, é intima-los a reconhecer que a situação que agora vivem é completamente diferente da anterior. Paulo não só quer desperta-los disso, como também que reconheçam aquele que foi o causador deste contraste como sendo o único capaz de proporcionar isso ao homem. O contraste é gritante nos estilos de vida antes e depois de Cristo.
Ser crente não é uma opção de vida, mas sim, um estilo. É impressionante ver como o número de “crentes” que não querem assumir esse estilo de vida, cresce assustadoramente. Estão valorizando demasiadamente as atividades da instituição, e ignorando e desprezando as obras do Reino. Campanhas, festas de círculo de oração, tardes da benção, festa de jovens, vigílias e encontros dos mais variados tipos, ocuparam todo o tempo na agenda do crente, sendo assim, ele já não tem tempo para se dedicar as coisas que realmente são primazias para o Reino de Deus.
Quando é que entenderemos que não é nossa frequência regular na igreja que firma nossa comunhão com Deus? Quando é que abriremos nossos olhos para “enxergar” que não é nossa função na igreja, bem como os costumes e tradições religiosas que nos santifica? Quando é que vamos entender que é o pecado que faz separação entre nós e Deus, e que Deus jamais vira as costas a um filho Seu? Quando é que vamos entender que a salvação não nos torna melhor que ninguém, mas que, indiscutivelmente, nos torna diferentes? Quando é que vamos entender o real significado do sacrifício de Jesus? Ser salvo não é ser melhor ou maior que alguém, ser salvo é ser completamente diferente.
Paulo começa, o versículo treze, dizendo: “mas, agora”, ou seja, ele está dizendo que os dias são outros e que as circunstâncias também são totalmente diferentes. Podemos até ter sido os piores seres humanos sobre a face da terra, mas hoje vivemos uma vida completamente distinta da anterior, e não alcançamos isso em nenhuma campanha, em nenhuma festa de círculo de oração, vigílias ou outra atividade qualquer, só podemos alcançar essa mudança de vida em Cristo Jesus. SOMENTE EM JESUS CRISTO!
Devemos entender que o sacrifício de Jesus, não tem como objetivo principal nos transformar, mas reatar uma amizade rompida por nós. E que foi o pecado que nos distanciou de Deus, criando um abismo entre nós e Ele, impedindo qualquer, por mínima que seja, condição de nos aproximar novamente. Jesus na cruz foi esse elo de ligação.
“Mas agora”, indica que antes tínhamos uma vida sem esperanças, mas agora, agora estamos em Cristo Jesus gozando de todos os benefícios que o Céu concede aos salvos. E vivendo desta forma, nenhuma barreira deve existir entre os filhos de Deus. Nenhuma diferença deve imperar no meio do povo de Deus. “Um só corpo, um só espírito”
Deus te abençoe.
Graça e Paz.