Os maus costumes de Israel.
Atos 13: 18
“E (Deus) suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos”.
Desde o começo o Senhor teve um extremo zelo com o ensino do Seu povo, no passado com Israel e agora com a Igreja de Cristo. E, o ensino é o mesmo tanto para um quanto para o outro – o cuidado para não assimilar as práticas seculares e os costumes dos povos. Israel não somente assimilou como passou a imitar os povos e, com isso trouxe sobre si as graves consequências da desobediência a Deus. O problema não residia em apenas imitar como se adorava, a “coisa” era mais grave, pois Israel começou a adorar os deuses pagãos, não a forma do culto, mas o que se adorava.
Nunca, em toda a história da igreja, se viu tantas heresias e “escrachados” erros doutrinários sendo proclamados abertamente de forma insolente e sarcástica. Pregadores fazendo “piadinhas” com os textos bíblicos em meio aos seus sermões; heresias sobre heresias sendo anunciadas por pessoas que não tem a mínima comunhão com o Espírito Santo, sem dúvida alguma, tais pessoas possuem um vasto conhecimento bíblico, mas não passa disso. Conhecem excessivamente a Bíblia, mas, pelo que eles falam, não sabem nada sobre o Deus da Bíblia. Seria irônico se não fosse trágico o que está acontecendo com as igrejas, aliás, não é o que está acontecendo e, sim, no que a estão transformando.
Transformaram as igrejas (não todas) em casas de shows. Os cultos viraram eventos e, com isso, a essência do culto já não é mais a adoração ao Deus Único e Verdadeiro, os cultos se transformaram em espetáculos com direito a canhão de luz, fumaça e luzes coloridas, para realçar mais a pessoa no palco (ops! Quero dizer púlpito), o figurino dos que se apresentam no palco nada difere dos que perambulam pelo mundo sem direção e sem salvação, os trejeitos e vocabulário não denotam a menor evidência de conversão. Essa é a mais pura e triste realidade nas igrejas hoje em dia, estão dando espaço para aquelas pessoas que ainda não se converteram a ocuparem “cadeiras” para ensinar crianças, adolescentes e jovens. Quero fazer uma pergunta “besta”: o que um não convertido tem para ensinar aos nossos pequeninos, adolescentes e jovens?
Tal como o Senhor suportou de Israel um comportamento indevido e impróprio para alguém que é povo de Deus, Ele tem suportado a igreja. Suportar aqui, não tem o sentido de dar apoio, mas o de tolerar pacientemente, longânimamente e misericordiosamente um comportamento impróprio para os que se dizem igreja de Cristo. O crente não tem múltipla escolha diante de si. As únicas opções que temos são LUZ ou TREVAS. Não existe no conceito de Deus a penumbra, a sombra, ou estamos fazendo expressamente a Sua vontade ou O estamos aborrecendo com as nossas atitudes.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
4 comentários sobre “Os maus costumes de Israel.”