A graça de Deus transborda em nós – Lição 07/ 4º trim 2017
I Timóteo 1: 14
“E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo”
O caráter de Deus é composto de graça, movido por bondade Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora em nosso tempo de aflição. A graça de Deus pode ser definida como “aquela qualidade intrínseca do ser ou essência de Deus, pela qual Ele, em Sua disposição e atitudes, é espontaneamente favorável” a outorgar favor imerecido, amor e misericórdia.
Deus escolheu Israel para que fosse o povo de Sua propriedade exclusiva através de um ato de pura graça, a Sua graça e misericórdia também foram manifestadas a nações inteiras. O Senhor, por Sua graça, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, supriu as necessidades da nação durante sua peregrinação no deserto e lhes concedeu a terra de Canaã. Pela graça de Deus a ímpia cidade de Nínive foi poupada da destruição ao arrepender-se de seu pecado com a pregação de Jonas.
Foi o próprio Deus que, em Sua bondade e graça, tomou a iniciativa de providenciar a salvação para o homem após a queda de Adão no pecado. Quando a graça de Deus é revelada a humanidade de uma forma geral, ou seja, tanto os salvos quanto os descrentes usufruem da mesma graça (chuva, sol, etc), estamos nos referindo a graça comum de Deus, sem fazer nenhuma acepção de pessoas, Ele abençoa com a mesma intensidade. No entanto, existe outra forma de Deus manifestar Sua graça, e esta Ele faz de forma especial. Por ela, Deus salva e justifica o pecador, tornando-o filho de Deus.
A graça de Deus é eficaz na medida em que produz salvação na vida dos indivíduos eleitos que depositam sua fé na morte de Cristo e no sangue que Ele derramou na cruz para remissão de seus pecados. A graça eficaz é conhecida por experiência no momento em que Deus, pela instrumentalidade do Espírito Santo, opera de forma irresistível na mente e no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente crer em Jesus Cristo como seu Salvador.
A salvação é um dom gratuito de Deus, concedido a uma pessoa em virtude da graça, por meio da fé, independentemente de qualquer obra ou mérito da parte da pessoa que o recebe.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Fonte: J. Dwight Pentecost, Things Which Become Sound Doctrine, Westwood, NJ: Fleming H. Revell