Quem nasce de novo verá a glória de Deus.
I João 3: 1-2
“Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos”
Paulo na carta que escreveu aos efésios, diz que a Palavra de Deus tem efeito purificador no processo de salvação operado pelo Espírito Santo. O homem justificado, regenerado e em processo de santificação, vive em conformidade com os “pensamentos” de Deus. O que dantes era ocultado por causa da condição de inimigos de Deus, nos vai sendo descortinados a cada passo dado em direção ao céu. O homem no seu estado natural, está impossibilitado de discernir tudo quanto se refere ao Espírito Santo de Deus, pois as coisas espirituais não são discernidas por livros ou certificados acadêmicos, elas são discernidas pelo espírito.
Importa ao salvo nascer de novo para que possa ver a glória de Deus. Contudo, essa glória já pode ser contemplada em nossos dias, aquele que está vivendo neste mundo esperando ver a glória de Deus só nos Céus, está levando uma vida cristã medíocre. O próprio Senhor Jesus afirmou que todos que viverem em conformidade com a Palavra de Deus neste mundo, ainda aqui, receberiam “cem vezes” mais, a bênçãos prometidas.
Aquele que “nasce de novo”, tem todo seu ser mudado. Seus pensamentos são outros; seus sentimentos são outros; seus desejos são outros; sua alegria é outra; sua vida é outra; e sua consciência também é outra. Seu prazer agora é sentir a presença de Deus e, verdadeiramente, ela ama seus irmãos e a Deus. Não podemos esperar que o homem natural entenda o nosso relacionamento com Deus, pois, tal homem, da mesma forma que não conhece Deus, também, não pode compreender o Seu incomensurável amor. Tal homem, não consegue enxergar que Deus movido EXCLUSIVAMENTE pelo seu amor, nos proporcionou a salvação para que pudéssemos, imerecidamente, ser feitos filhos, e quando estamos nesta condição, devemos estar conscientes de que o mundo nos aborrecerá, pois, da mesma forma que não conhecem a Deus, também, a nós não conhecerá.
Aquele que ”nasce de novo”, crê, de fato, que é um dos filhos de Deus, e aguarda ansiosamente a vinda de Jesus para nos tirar daqui e levar para estar eternamente com Ele. Independentemente, de como estamos vivendo neste mundo, se com ou sem perseguições, não podemos nos perturbar e nem nos abater com as intempéries da vida, elas não são e nunca serão obstáculos na vida do crente, mas, são processo de aprimoramento de uma vida totalmente santificada.
O que nos está reservado, está muito além do que podemos imaginar, e mesmo que escrevêssemos mil páginas, tentando descrever tudo quanto nos aguarda, ainda assim, seriam poucas as palavras. Tudo quanto Deus preparou para nós, muito antes que houvéssemos pecado, Ele o fez para demonstrar que seu amor não está restrito a aqueles que responderam afirmativamente ao seu chamado. Ele ama o mundo todo, mas, sem dúvida alguma, aos que responderam a esse amor, Ele tem tido um zelo todo especial.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.