Guardando o que tem para ninguém roubar a nossa coroa.
Apocalipse 3: 11
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
A Bíblia nos fala de dias tempestuosos que virão sobre a Terra e todo o universo. Serão dias “trabalhosos”, dias de muitas dores, angústias, sofrimentos e lágrimas. Serão dias de intensa perseguição, tortura e martírio para os crentes daqueles dias. Haverá perseguição política, socioeconômica e religiosa. Não terão voz ativa em lugar nenhum, não poderão participar ativamente na sociedade, terão seus direitos restringidos, terão a liberdade coibida e, serão torturados física, intelecto e espiritualmente, para, forçosamente, negarem o Nome de Cristo.
Num âmbito mundial, somos informados que em alguns países, os crentes já estão passando por isso, mas quando voltamos nosso olhar para o nosso país, percebemos que estamos muito longe de viver o que a Bíblia descreve como sofrimento dos fiéis. O que vejo é um sistema religioso mancomunado com o sistema do mundo para, quem sabe num futuro próximo, evitar que haja uma perseguição. A impressão que tenho é que as igrejas estão “trabalhando” arduamente para evitar que as profecias se concretizem. Sim! É isso mesmo! O que estamos vendo são igrejas que se acovardaram da missão que tem e, se entrincheiraram para não ter que bater de frente com o pecado. Quando digo igrejas, falo de alguns líderes inescrupulosos que exploram a fé dos santos e se enriquecem às custas da lã e da gordura do rebanho.
Conversando, outro dia, com o Pr George Dias Brandão, ele me chamou a atenção para um detalhe no capítulo dezessete de Apocalipse, onde João diz que ficou “maravilhado de admiração” quando viu a grande prostituta. A pergunta é: Por que João ficou admirado? Ora, se presumidamente eu sei quem é a grande prostituta, por que eu ficaria admirado de vê-la? Ou será que ela não é quem estou pensando? Não será a grande prostituta, a igreja cristã evangélica de hoje que está se apostatando? Não estou me referindo a igreja de Cristo, estou falando da igreja que, pretensiosamente, acha que é de Cristo.
E, talvez se pergunte nesse momento: o que fazer, então? Para onde ir? Qual a igreja certa? A resposta é que não existe igreja perfeita, mas, Deus está atento aos que, sendo igreja, estão na busca constante de aprimoramento espiritual.
De uma forma geral, o que Jesus está nos orientando a guardar, é tudo quanto temos recebido como ensino e que estão fundamentados na sã doutrina da Palavra de Deus, e que tem sido essencial para nossa edificação espiritual. É a Palavra de vida que temos recebido e que tem sido a única fonte de energia para todo nosso ser, tem sido nossa força, nossa luz, nosso bálsamo, nosso azeite, nosso consolo, nosso conforto, nossa segurança, nossa bússola, nossa instrução, nosso alimento, enfim, é o dínamo que nos impulsiona em direção ao Céu.
De uma outra forma, podemos interpretar o que Jesus está nos dizendo, da seguinte forma: “Filhinho, tenho dado a você todo o recurso e suporte para chegar no Céu, não me decepcione.”
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Esclarecedor e realista…