Guardando o coração do ódio e do mal.
Mateus 5: 38-42
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.”
Sinceramente devo admitir que alguns textos bíblicos, quando mal interpretados e, da mesma forma, ensinados, causam nos ouvintes uma repulsa, compreensível, da Palavra de Deus. Muitas e muitas vezes, ouvi ensinos e sermões fundamentados neste texto, e todos estavam numa mesma contextualização: HUMILHAR-SE AO EXTREMO DIANTE DOS HOMENS. Eu sempre ficava imaginando que Deus é esse que servimos e, que tem prazer em atitudes sádicas. Nunca me conformei com o que eu escutava acerca deste tão belo texto da Palavra de Deus.
Os ensinos de Jesus só surtem efeito naqueles que ouvem e praticam tais ensinos. O que Jesus queria que seus discípulos, naquele dia, e sua igreja, hoje, entendessem é que os poderes dos quais fomos dotados, não são poderes extraordinários para nos tornar invulneráveis as intempéries deste mundo e, muito menos, nos tornar incólumes aos ataques e críticas por causa da nossa condição de filho de Deus, mesmo que adotados, mas somos declaradamente seus filhos.
“Ouvistes que foi dito …”. Agimos em determinadas circunstâncias com tanto cinismo, que não percebemos o quanto somos injustos, digo isso em relação ao próximo. Quando se trata do erro do nosso próximo, queremos ver a justiça, seja divina ou do homem, puni-lo o quanto antes, mas quando somos o réu, esperamos ser tratados com extrema misericórdia. Apreciamos a lei, quando ela é aplicada nos outros. Temos extrema pressa de fazer justiça, ainda que, injustamente.
“… Não resistais ao mal …”, a Palavra de Deus interpretada literalmente, como muitos tem feito, leva indubitavelmente muita gente para o inferno. Essa frase ser interpretada literalmente, não só se opõe às doutrinas bíblicas, como, também, afronta os atributos de Deus. Não resistir ao mal, neste caso, é não afrontar aqueles que chegam até nós, com a única intenção de nos prejudicar. O que Jesus quer que aprendamos é que não devemos entrar em confronto, seja verbal, físico ou espiritual, com tais pessoas, pois o objetivo delas é nos tirar a paz com Deus e também a paz de Deus.
O ofendido que busca desesperadamente vingança, causa muito mais mal a si mesmo do que a quem o ofendeu. Jesus não está dizendo para ninguém ser frouxo ou covarde, mas enfrentar a situação sem exasperar ou revidar as ofensas recebidas. Está provado que a violência não nasce dos fortes, mas dos fracos, são estes que vão utilizar da força bruta e outros meios para se imporem, por isso a Palavra de Deus nos instrui sabiamente “… portai-vos varonilmente …”.
Estamos cientes de tudo quanto está preparado para nós e que, porventura, pode ser abater sobre nós, e Jesus, antecipadamente, nos ensina como comportar-nos ante a situação, ou seja, Ele está nos ensinando a viver como Ele viveu e agir como Ele agiu. Vivamos, pois, com a mente de Cristo.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.