Todos os leitores da Bíblia também a interpretam.
Daniel 9: 2
“No ano primeiro do seu reinado (Dario, filho de Assuero), eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos”.
Aquele que examina a Bíblia com dedicação, esmero e fé, percebe que em suas páginas está revelado: a mente de Deus, a condição do ser humano, o caminho da salvação, o destino dos pecadores e a felicidade dos crentes. O estudioso da Bíblia Sagrada está convicto de que sua doutrina é santa, seus preceitos obrigatórios, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Aquele que tem o hábito de lê-la diariamente torna-se sábio, bem como acredita nela para ser salvo e a põe em pratica para ser santo. A Palavra de Deus é a luz para orientá-lo, alimento para fortalecê-lo e consolo para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o bordão do peregrino, o compasso do piloto, a espada do soldado e a carta do crente. Nela o céu é aberto e os portões do inferno são revelados.
Muitas são as razões para que o crente estude a Bíblia constantemente, não com o intuito de entrar para o “Guinness Book” pela quantidade de vezes que foi lida, mas, porque estuda-la só traz benefícios ao crente. Eis algumas razões pela qual devemos estar sempre estudando a Palavra de Deus.
Porque ela revela o propósito de Deus e o desejo dEle para a nossa vida – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”. Ela é a única fonte de autoridade divina absoluta para nós como servos de Jesus Cristo. Ela é infalível em sua totalidade: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices“. Ela não tem erros: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso“. Ela é completa: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro“.
Ela possui autoridade final: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu“. Ela é totalmente suficiente para as nossas necessidades: “…a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra“. Ela cumprirá o que promete: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei“. Ela dá a certeza da nossa salvação: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus…”.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo MacArthur
– Bíblia de Estudo Holman