A graça de Deus nos faz alcançar o perdão, e ainda a sabedoria e a prudência.
Efésios 1: 7-8
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência”.
Pela Bíblia, Deus fala em linguagem humana, para que o homem possa entendê-lo. Por essa razão, a Bíblia faz alusão a tudo que é terreno e humano. Ela menciona países, montanhas, rios, desertos, mares, climas, solos, estradas, plantas, produtos, minérios, comércio, dinheiro, línguas, raças, usos, costumes, culturas, etc. Isto é, Deus, para fazer-se compreender, vestiu a Bíblia da nossa linguagem, bem como do nosso modo de pensar. Se Deus usasse sua linguagem, ninguém o entenderia. Ele, para revelar-se ao homem, adaptou a Bíblia ao modo humano de perceber as coisas. Destarte, o autor da Bíblia é Deus, mas os escritores foram homens. A Bíblia chega a esse ponto para que o homem compreenda melhor o que Deus lhe quer dizer’.
A Bíblia é o único manual que o crente deve usar para ter uma boa conduta na vida cristã e no trabalho do Senhor. Nós somos salvos para servir ao Senhor – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Tendo a Bíblia supremacia em nossas vidas, é importante que a manejemos bem, a fim de que desempenhemos nossa missão fielmente. Assim como na vida secular, o bom “profissional” sabe empregar com eficiência as ferramentas de seu ofício e, essa eficiência não é automática: vem pelo estudo e prática. Assim deve ser o crente com relação ao seu manual – a Bíblia.
Entre as muitas promessas de Deus aos que se dedicam em examinar a Sagrada Escritura, temos uma muito maravilhosa em Isaías que diz – “Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”. Ou seja, quando alguém toma tempo para estudar com propósito a Palavra de Deus, o efeito será glorioso quanto à edificação espiritual e ao engrandecimento do reino de Deus.
A Palavra de Deus – Bíblia Sagrada – alimenta nossas almas. Não há dúvida de que o estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável à alma, como o pão ao corpo. Se em nós houver abundância da Palavra de Deus, o Espírito Santo terá uma ferramenta com que operar. É preciso, pois, meditar nela – “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”.
É preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração e, assim, molde todo o nosso viver diário. Em suma: precisamos ficar saturados da Palavra de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– A Bíblia através dos Séculos, Pr. Antônio Gilberto (Extraído e adaptado)
Escondi a tua palavra dentro do meu coração, para eu não pecar contra ti. Devemos estar sempre nos alimentando da palavra do Senhor, porque sempre o nosso coração estará cheio do Espírito Santo de Deus. Boa tarde. Graça e Paz.