Uma diversidade de operações realizadas pelo mesmo Espírito.
1 Coríntios 12:11
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”
Ainda sobre o credo das Assembleias de Deus no Brasil no capítulo VI – Sobre o Espírito Santo, está dito que: “nós CREMOS, professamos e ensinamos que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Deus igual ao Pai e ao Filho. Que nós CREMOS, professamos e ensinamos que o Espírito Santo é da mesma substância, da mesma espécie, de mesmo poder e glória do Pai e do Filho, pois é chamado de outro Consolador. Que nós CREMOS, professamos e ensinamos que o Espírito Santo não é uma parte da Divindade, mas, sim, Deus em toda a sua plenitude e, por isso mesmo, é incriado, autoexistente e absolutamente autônomo. Ele é o Espírito eterno e existe por si mesmo. Ele pertence à mesma essência e substância indivisível e eterna do Pai e do Filho. Os homens e os anjos foram criados e dependem do Criador, mas Ele, o Espírito Santo, não depende de nada, pois Ele é o Senhor.
Assim sendo, o Espírito Santo está claramente em plena atividade durante os acontecimentos da história da salvação – Ele esteve presente na criação – “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”; na encarnação de Jesus – “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”; na ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita”; Ele está presente em nossa regeneração cotidiana – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
A essência de toda vida humana é conhecer a Deus, ama-Lo, torna-Lo conhecido e, em todas as coisas glorifica-lo sempre. Todavia, por causa da nossa natureza decaída, não somos capazes de atingir tais objetivos de maneira que agrade a Deus. Em vista disto, o Espírito Santo atua concomitantemente conosco para que possamos nos apresentar irrepreensíveis diante de Deus – o diabo não pode achar em nós motivos para acusações.
Ler a Bíblia, ser participante ativo nos cultos e reuniões da igreja, estar em plena comunhão com todos os irmãos, ser um observador zeloso das doutrinas e das disciplinas da igreja ou, até mesmo, ser um cooperador(a) nos serviços da igreja não passam de atividades vazias se quem as executa não estiver cheio do Espírito Santo. o despertamento e a capacitação do Espírito Santo sempre tem sido os ingredientes essenciais das verdadeiras e permanentes obras de Deus na vida de Seu povo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, CPAD (CGADB)
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA, pág.2422
Excelente explanação. Clara, objetiva e precisa.