Jesus, a única verdade pela qual vale a pena viver.
João 14:6; 8:32
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
“… e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
A sutileza de Satanás nas questões espirituais tem como principal objetivo confundir a mente dos crentes e, assim, induzir-nos a servir a Deus de uma forma irreverente e insubmissa. A declaração de jesus, a respeito de Si mesmo, é um dos mais importantes textos das Escrituras. Como podemos conhecer o caminho que leva a Deus? Somente por intermédio de Jesus. Jesus é o caminho porque Ele é Deus e Homem. Ligando nossa vida a dEle, somos unidos a Deus.
Jesus é o único caminho para Deus Pai. Algumas pessoas podem argumentar que este caminho e muito estreito. Porém, na realidade, é suficiente para o mundo todo, se o mundo decidisse aceitá-lo. Em vez de nos preocuparmos com o quão limitado pode parecer o fato de existir somente um caminho, deveríamos dizer: “Obrigado. Senhor, por conceder-nos um caminho seguro que leva a ti! Como o Caminho. Jesus é aquEle que conduz ao Pai. Como a Verdade. Ele é realidade de todas as promessas de Deus. Como a Vida. Ele une sua existência divina à nossa, agora e eternamente.
No contexto da existência e conhecimento humanos, muitas coisas são verdadeiras. Porém, entre tantas coisas verdadeiras somente uma é a verdade que liberta as pessoas do pecado, da destruição e do domínio de Satanás – a verdade de Jesus Cristo, que se acha na Palavra de Deus. O evangelho concedido aos crentes, mediante o Espírito Santo, é a fonte permanente de vida, verdade e orientação à igreja. Não existem outras “verdades” a serem reveladas para completar o evangelho de Cristo, ou para torná-lo mais adequado. A verdade salvífica é revelada da parte de Deus somente “pelo seu Espírito”, não procede de nenhuma pessoa, nem da sabedoria humana.
A “verdade” que todo crente tem o dever de conhecer não se refere apenas aos fatos que envolvem Jesus como o Messias e o Filho de Deus, mas lambem o ensino que ele trouxe. O discípulo do Senhor Jesus genuinamente salvo e obediente conhecerá a verdade divina e a liberdade do pecado e a busca da realidade, essa verdade divina não provém apenas de concordância intelectual, mas de comprometimento salvador com Cristo.
Jesus declarou que Ele é o caminho para Deus porque Ele é a verdade de Deus e a vida de Deus. Jesus declara de forma enfática e explicita de que Ele é o único caminho para o Pai. Existe somente um caminho, não muitos caminhos, para Deus, ou seja, Jesus Cristo. Essa é a única verdade!
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.