Andemos na presença do Senhor Jesus, o Salvador.
Colossenses 2:6-7
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.”
Paulo escreveu aos crentes de Colosso para lembra-los da fé abraçada; dos perigosos falsos ensinos que rondavam a igreja; e, adverti-los das terríveis consequências que sobrevêm aos que deliberadamente não dão o devido testemunho daquEle que os salvou. Naquele tempo estavam introduzindo na igreja em Colosso um ensino que dizia que uma pessoa para permanecer salva tinha que combinar a fé em Jesus Cristo com alguns conhecimentos ocultos associados a uma vasta lista de regras de tradições e costumes. Alguns crentes judeus entendiam e exigiam dos gentios, que abraçavam a fé em Jesus, a observância dos rituais e celebrações religiosas, ou seja, o gentio tinha que primeiro ‘virar’ um judeu para em seguida ser aceito (por eles) como crente.
Receber a Cristo como Senhor de nossa vida é o início da vida cristã. Ter Jesus como Senhor de nossas vidas não significa ser insubordinados às autoridades estabelecidas tanto nas igrejas como na sociedade, antes, o significado é de que agora somos propriedades peculiares dEle. Neste caso, se somos dEle, devemos fazer tudo o que é da vontade dEle. Líderes eclesiásticos que mantém a vida consagrada a Deus nos auxiliam a permanecer arraigados, edificados e fortalecidos na fé. Jesus Cristo quer guiar-nos e ajudar-nos em nossos problemas cotidianos.
Paulo usa a ilustração de estarmos arraigados em Cristo. Da mesma maneira que as plantas retiram os nutrientes da terra através de suas raízes, assim retiramos de Cristo a força da nossa vida. Quanto mais nos aproximarmos, retirando dEle a nossa força, menos seremos enganados por aqueles que falsamente reivindicam ter as respostas da vida. Se Cristo for a nossa força, estaremos livres dos regulamentos humanos. E, a maneira mais apropriada para vivermos dignamente para Cristo é comprometendo nossa vida e submetendo sua vontade a Ele – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Assim como Paulo devemos nos levantar e fazer enérgica oposição contra qualquer filosofia de vida baseada somente em idéias e experiências humanas. Como sempre dizemos, não estamos condenando nenhum tipo de conhecimento extra bíblico, Paulo era um talentoso filósofo; logo, ele não está condenando a filosofia. Ele condena qualquer ensino que credita à humanidade, e não a Cristo, a resposta para os problemas da vida.
Existem muitas abordagens feitas pelo homem em relação aos problemas da vida, que desconsideram a Deus totalmente. Para resistirmos a estas heresias, devemos usar nossa inteligência, manter nossos olhos em Cristo e estudar a Palavra de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia Shedd.