A glória de Deus resplandecerá sobre Jerusalém.
Isaías 60:1
“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.”
A profecia de Isaías diz respeito ao avivamento que Deus efetuará em Israel. Levantar e resplandecer são um imperativo, é um chamado para que Jerusalém desperte, porque um ‘novo dia’ está amanhecendo para Israel. A luz que vai brilhar sobre eles não provém do Sol, mas da graça de Deus brilhando sobre a cidade. Essa glória já havia habitado no tabernáculo quando o povo peregrinava pelo deserto – “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo”, mas partiu por causa do pecado do povo.
Em seguida, a glória do Senhor foi para o Templo – “E não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor” e, da mesma forma como deixou de habitar no tabernáculo, Ezequiel viu a glória do Senhor ir-se do Templo por causa dos pecados do povo – “Então, os querubins elevaram as suas asas, e as rodas as acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava no alto, sobre eles. E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade”.
Por fim, a glória de Deus se materializou na pessoa de Jesus Cristo e habitou no meio do povo israelita – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”, mas o seu povo o pregou na cruz.
Então, para um povo que não perguntava pelo Senhor; para um povo que não buscava o Senhor; para um povo que não chamava pelo Senhor, Ele revelou a sua glória e, hoje essa glória habita em sua Igreja e em seu povo individualmente – “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Um dia, porém, sua gloria será revelada para a Terra, e Deus respondera as orações de seu povo – “venha o teu reino”. Será o alvorecer de um novo dia, não só para os israelitas, mas, também, para todas as nações do mundo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe
Os fariseus não suportavam Jesus pq eles não tinham o amor necessário para compreender as palavras de Jesus Cristo,eram palavras vindas do próprio Deus que humanos comuns não conseguem entender e decifrar,Jesus Cristo fez das parábolas armas fortíssimas para salvar almas,a amo as parábolas de Jesus Cristo,Israel vai voltar a sentir a glória de Deus quando Jesus Cristo voltar,amei o estudo,cara quero ser como você um grande entendedor da palavra de Deus,continuarei a estudar bastante e um dia serei como você um grande Pastor!