"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Clamando a Deus por avivamento.

Habacuque 3:2
 “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

Todos os que possuem um relacionamento mais estreito com Deus, sabe que Ele jamais fará vista grossa para o pecado de alguém, em vista disto, Habacuque sabia que Deus disciplinaria o povo de Judá, e que a disciplina que estava preparada não seria uma experiência agradável. Mas o profeta aceitou a vontade do Senhor e pediu sua ajuda e misericórdia. Habacuque não pediu para escapar da disciplina, mas aceitou a verdade de que Judá precisava aprender uma lição. Por seu amor, Deus ainda disciplina seus filhos a fim de trazê-los de volta a si – “… Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.

As treze lições deste trimestre estão voltadas estritamente para o avivamento espiritual de que a igreja tanto necessita. Mas, o que precisamos entender é que ter o conhecimento de uma necessidade não é a solução do problema em si. Indiscutivelmente, reconhecer que estamos em ‘falta de alguma coisa’ é o primeiro passo que damos em direção da solução, mas é apenas o primeiro passo e, para chegarmos até aonde devemos, provavelmente, tem um longo e penoso caminho. 

As palavras de Habacuque foram proferidas num momento em que o povo de Israel estava num declínio espiritual muito intenso. Ainda não estavam subjugados pela Babilônia. O profeta, então, ora ao Senhor intercedendo para que o povo experimentasse uma renovação espiritual. Habacuque sabia que o ambiente para um avivamento espiritual não era o mais propício, todavia, ele pediu a Deus que ‘aparecesse’ entre o seu povo com nova manifestação de poder. Habacuque está ciente de que o povo não sobreviveria se o Senhor não interviesse com um derramamento de sua graça e de seu Espírito. Somente assim haveria verdadeira vida espiritual entre os fiéis.

Avivar espiritualmente é uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito  Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real cristianismo bíblico como retratado no livro dos Atos dos Apóstolos. Sem uma renovação espiritual constante, o crente perde, aos poucos, o repúdio ao pecado, a sensibilidade para com as coisas santas e o temor a Deus. Isso afeta seriamente seus valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano.

A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento. Não é uma agenda anual de festividades dos departamentos de uma igreja que promoverão o avivamento espiritual e sim o viver a Palavra de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

3 comentários sobre “Clamando a Deus por avivamento.

  • O avivamento vem depois do verdadeiro despertar aonde passamos a enxergar com os olhos espirituais,uma vez libertos não mais escravos,o poder está em nossas mãos,de fazer o bem e libertar outras almas,uma palavra pode não salvar,mas encaminha para Deus,filhos da fé não desistam pois nosso galardão está próximo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.