Buscai o Senhor para a vida.
Amós 5:4
“Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei.”
“Buscar ao Senhor” pode parecer difícil e distante para algumas pessoas. Têm-se a impressão que ‘buscar a Deus’ é uma experiência inatingível e que, provavelmente, muitos não conseguem compreender o que, de fato, isso pode significar. Assim, Amós deu uma aplicação prática cotidiana a esse desafio – o de buscar a Deus. Todos os temas abordados em sua mensagem, tais como: a justiça, a retidão e a importância de dizer a verdade, bem como os pecados que o povo praticava e que precisavam abandonar, era o ponto de partida para experimentar um avivamento espiritual.
O verdadeiro arrependimento começa ao dar-se o devido nome aos pecados e tratar de cada um deles. Para que Deus se manifeste, para que os homens vivam em perfeita e constante comunhão com Ele, é preciso levar em conta o que está expresso em Salmos – “Quem subirá ao monte do Senhor? E quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; Aquele que não entregou sua alma a coisas vãs. Nem jurou enganosamente.” Entende-se, com isso, que o primeiro passo para o avivamento espiritual é o arrependimento e confissão dos pecados.
Não há a menor possibilidade de haver um avivamento espiritual sem que haja, da parte do crente, responsabilidade ou compromisso. Quando falta avivamento em uma igreja, os crentes, geralmente, culpam o pastor, líderes ou, até mesmo, os outros crentes, mas esse julgamento é impróprio e inadequado, pois a causa primeira e fundamental para que não haja avivamento espiritual, é a falta de arrependimento pessoal e busca por presença do Senhor na privacidade.
Só existe uma maneira de promover a cura total e imediata deste mundo que está enfermo e morre em pecado – “Buscai ao Senhor e vivei“. O pecado procura destruir, mas a esperança pode ser encontrada quando se busca a Deus. Em tempos de dificuldade, busque a Deus. Se estivermos, porventura, passando por algum desconforto ou conflito, busquemos a Deus. Quando nossos irmãos, amigos ou parentes enfrentarem alguma luta, encorajemo-los também a buscar a Deus. Uma evidência de avivamento espiritual é o discernimento e compreensão da Palavra, uma clareza do entendimento nos assuntos tratados na Palavra de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Avivamento, responsabilidade e compromisso espiritual, Eddie Ildefonso