O concerto real para guardar os mandamentos santos.
2 Crônicas 34:31
“E pôs-se o rei em pé em seu lugar e fez concerto perante o Senhor , para andar após o Senhor e para guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o seu coração e com toda a sua alma, cumprindo as palavras do concerto, que estão escritas naquele livro.”
Todo avivamento espiritual registrado no Antigo Testamento surgiu de uma renovada proclamação da Palavra de Deus e da obediência a ela. Josias leu as “palavras do livro do concerto” diante do povo, e os ouvintes se voltaram para Deus. No tempo em que Josafá reinava, ele e os levitas ensinaram a ‘Lei de Deus’ (Palavra) em Judá – “E ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do Senhor, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram entre o povo. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam em roda de Judá e não guerrearam contra Josafá.”
Em outra ocasião, Esdras leu a ‘Lei de Deus’, seis horas por dia, durante sete dias ininterruptos – “E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação… E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei” e a explanou de tal maneira que o povo entendesse o que se lia. Todos os reais e duradouros avivamentos são marcados pela reposição da Palavra de Deus ao seu devido lugar de autoridade e de honra. Uma evidência segura de que o avivamento está começando entre o povo de Deus é o grande desejo de ouvir, estudar e obedecer a Palavra do Senhor.
Faz parte da natureza humana tratar o pecado de modo leviano; procurar escusas, colocar a culpa em outras pessoas ou minimizar o mal que foi feito. Mas, segundo o texto bíblico, Josias ficou tão aterrorizado pela negligência do povo em relação às leis de Deus que rasgou suas vestes para expressar sua dor. A verdadeira consciência de nossos pecados deve levar-nos a tristeza e ao “arrependimento para a salvação”, levando-nos para longe do pecado. Deus não considera levianamente os pecados e deseja que respondamos a estes com um profundo arrependimento, exatamente como Josias.
Quando Josias leu o livro que Hilquias havia encontrado, respondeu com arrependimento e humildade, e prometeu obedecer aos mandamentos de Deus que nele estavam escritos. A Bíblia e a Palavra de Deus, “viva e eficaz”, mas não podemos saber o que Deus quer que façamos se não a guardarmos em nosso coração. E somente ler a Palavra de Deus não e suficiente; devemos estar dispostos a praticar o que ela diz. Não existe muita diferença entre um livro esquecido no templo e a Bíblia esquecida em uma prateleira. Uma Bíblia que não e lida é como se estivesse perdida.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
Quando guardamos os mandamentos em nossos corações nos tornamos os verdadeiros guerreiros da justiça!
A bíblia é a inerrante e infalível palavra de Deus