Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto.
Mateus 4:1
“Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”
Este tempo de prova mostrou que Jesus realmente e o Filho de Deus, capaz de vencer o Diabo e suas tentações. Não se pode provar a verdadeira obediência de uma pessoa sem que ela tenha a oportunidade de desobedecer.
A tentação que Jesus sofreu por parte do Diabo, foi na esfera da Sua natureza humana, pois – “Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” Ela foi uma oportunidade para Jesus reafirmar o plano de Deus quanto a seu ministério. Também nos ensina o que fazer quando formos tentados. A tentação de Jesus foi uma demonstração importante de Sua pureza, pois Ele não pecou. Enfrentou a tentação e não cedeu.
O Diabo, também chamado Satanás, tentou Eva no jardim do Éden e Jesus no deserto. O adversário é um anjo caído. Ele e um ser real, não fictício, e luta constantemente contra aqueles que seguem e obedecem a Deus. As tentações de Satanás são constantes; ele esta sempre tentando fazer-nos viver a seu ou ao nosso modo, ao invés de ao modo de Deus.
Sabendo que, um dia, Jesus reinara sobre toda a criação, o Diabo tentou fazer com que Ele antecipasse seu reinado. Se Jesus tivesse cedido, sua missão terrena — morrer por nossos pecados, para salvar e dar-nos a oportunidade de ter a vida eterna — estaria perdida.
Jesus foi tentado pelo Diabo, mas nunca pecou! Embora possamos nos sentir impuros depois de sermos tentados, devemos lembrar que a tentação em si não é pecado. Pecamos quando cedemos e desobedecemos a Deus. Jesus não foi tentado dentro do Templo ou em seu batismo, mas no deserto, onde se sentia cansado, só e faminto, quando estava mais vulnerável. O diabo frequentemente nos tenta nestas condições, quando estamos sob tensão física ou emocional (solitários, cansados, indecisos sobre grandes decisões ou em duvida). Mas ele também procura tentar-nos em nossos pontos fortes, naqueles em que estamos mais propensos ao orgulho.
As tentações do Diabo tiveram como foco três áreas cruciais: a física, representada pela necessidade de comer, satisfazer o desejo de saciar a fome; a emocional, representada por uma necessidade de segurança, isto é, estar convicto de uma verdade; a psicológica, representada pelo orgulho, fazer-se superior a Deus corno intentou o Diabo (o exibicionismo religioso, querer as luzes dos holofotes sobre si). Mas Jesus não cedeu. Ele sabe em primeira mão o que experimentamos, está disposto e capaz de ajudar-nos em nossas lutas. Quando você for tentado, recorra a Ele.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.
É tremendo,é muito forte,Lembrando Jesus não tinha ninguém naquele momento com ele é o único que apareceu foi justamente o diabo,e na hora difícil o diabo vem justamente te oferecer aquilo que você precisa,mas o nível espiritual de Jesus era outro nível e somente na palavra Jesus ganhava facilmente do diabo,nem só de pão vive o homem,mas também de toda a palavra de Deus,olha essa frase marcou pois a fome mata milhões,mas o Espírito foi tão poderoso a ponto de suportar a fome a qual a carne mais necessita do alimento,mas o melhor alimento sempre será a palavra,o que alimenta os olhos da fome ao coração sempre!
Se o diabo te tentar faça como Jesus e responda na palavra pois a bíblia tem todo conhecimento gratuito de Deus para nós e respostas para todas as situações,me sinto sozinho as vezes e lembro dos carinhos da minha mãe,mas Deus me adotou como filho e agora tenho um pai sempre presente,só tenho a agradecer!