A missão de Jesus e o propósito de seu ministério.
Lucas 4:18,19
“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.”
Lucas nos deixa registrado o que o Senhor Jesus declarou acerca do sei ministério terreno. Ele explica o propósito do seu ministério ungido pelo Espírito Santo. Ele lê o que o profeta Isaías escreveu. A unção do Espírito estava sobre Ele para pregar o evangelho aos pobres, aos necessitados, aos aflitos, aos humildes, aos abatidos de espírito, aos quebrantados de coração e aos que temem a sua Palavra.
Assim como Jesus, qualquer discípulo Seu que esteja ungido pelo Espírito Santo terá um ministério avivado e, assim, somente assim, terá condições de curar os aflitos e oprimidos. Essa cura envolve a pessoa inteira, tanto física quanto espiritual. Sua mensagem abrirá os olhos espirituais dos que foram cegados pelo mundo e por Satanás, para agora verem a verdade das boas-novas de Deus. Proclamará com intrepidez o tempo da verdadeira liberdade e salvação do domínio de Satanás, do pecado, do medo e da culpa.
Todos os que são cheios do Espírito Santo devem participar do ministério de Jesus, da maneira descrita acima. Para fazermos assim, precisamos estar profundamente conscientes da extrema necessidade e miséria da raça humana, resultante do pecado e do poder de Satanás uma condição de escravidão do mal, desolação, cegueira espiritual e males físicos.
Isaías comparou a libertação de Israel do exílio na Babilônia com o ano de Jubileu, quando todas as dividas eram canceladas, todos os escravos libertos e toda propriedade devolvida aos primeiros donos – “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes”. Mas a libertação do exílio babilônico não trouxe o que os judeus esperavam; eles ainda eram um povo conquistado e oprimido. Então, com certeza. Isaias se referiu a uma era messiânica futura. Jesus anunciou corajosamente – “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”, mas o cumprimento da profecia ocorreu de um modo que o povo ainda não podia compreender.
O fato de o Espírito Santo ‘estar’ sobre alguém significa que está movendo esta pessoa para fazer alguma obra sobrenatural – “E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará.”. Nenhum exemplo na Bíblia é dado sobre o Espírito vir sobre alguém e esta pessoa permanecer incapaz de realizar a obra que lhe foi designada.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
Foi triste o fato de Joás ter incitado o apedrejamento do Profeta Zacarias,Joás foi o rei mas novo de Israel com 6 anos e aprendeu tudo certo com Joaiada,mas após a morte de Joaiada os príncipes fúteis de Israel fizeram a cabeça de Joás e o levaram para a idólatria a Deus pagãos e abandonando a Deus,e Joás ainda incitou o povo a apedrejar quem estava certo,mas Profeta Zacarias pregou de forma linda o que Deus ordenou que disseras,hoje não é diferente,muitos não gostam da palavra que Exorta,mas esquecem que não tem como seguir o bem e o mal,Se deve escolher um só!
Jesus só fazia o bem e deu uma oportunidade única de todos receberem o Espírito Santo de Deus assim como ele recebeu,é uma virtude única pra poucos,fazer a obra é bom,mas tendo o Espírito Santo de Deus junto de você te ajudando e instruindo a fazer a obra é outro nível,todos amigos podem te abandonar,mas o Espírito Santo de Deus não te abandona nunca!