O batismo no Espírito Santo é para os salvos.
Atos 2:38-39
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”
Neste tempo que vivemos, no que se diz respeito à dispensação da igreja, isto e, do corpo místico dos salvos em Cristo, o Espírito Santo de Deus habita em toda pessoa por Ele regenerada e salva por Jesus – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Ao mesmo tempo, Jesus também quer batizar os crentes com o Espírito Santo, revestindo-os com poder para o serviço do Senhor. Foi essa capacitação sobrenatural nos crentes dos primeiros tempos, o segredo do rápido e vitorioso avanço do reino de Deus, apesar das limitações, sofrimentos e perseguições. Ironicamente, hoje, com tantos recursos da ciência moderna, tecnologias e o que se aprende nas escolas, o avanço é lento ou quase nenhum.
A promessa do batismo no Espírito Santo não foi apenas para aqueles presentes no dia de Pentecoste, mas também para todos os que cressem em Cristo durante toda esta era – “a vós... (os que estavam ouvindo Pedro naquele momento); a vossos filhos (aponta para a geração depois dos ouvintes); a todos os que estão longe (aponta para todos os que virão depois da segunda geração)”. Evidentemente que o batismo no Espírito Santo com o poder que o acompanha, não foi uma ocorrência isolada, sem repetição, na história da igreja e, muito menos, acontece de maneira desordenada, ou seja, o batismo no Espírito Santo é um direito que o crente, mediante o novo nascimento, deve buscar esperar e experimentar – “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
Todo aquele que deseja seguir a Cristo, deve arrepender-se e ser batizado. Arrepender-se significa afastar-se do pecado, mudar a direção de sua vida de egoísmo e rebelião contra as leis de Deus. Ao mesmo tempo, você deve voltar-se para Cristo, depender do perdão, da misericórdia, da direção e do propósito dEle. Não podemos salvar a nós mesmos, somente Deus pode fazer isso. O batismo nos identifica com Cristo e com a comunidade de crentes.
A vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes para dotar os crentes de poder. A efusão do Espírito terá a sua plenitude durante o milênio, no reinado do Messias, como prediz Isaías – “… até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque. E o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil. E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.
Quem realmente é batizado com o Espírito Santo de Deus já sentiu aquele calor forte e o fogo consumindo por dentro parecendo que vai nos queimar vivo,mas a sensação Boa e de paz e consolação e inacreditável e recebi esse batismo no momento de mais dor na minha vida,mas deveis tomar cuidado como proceder após receber o Espírito Santo de Deus pois ele habita em nós e tem sentimentos e devemos agir conforme ele nos indica,quando deixo de falar algo que ele me diz me sinto mal pois ele confia a mim pra falar tudo o que ele quer e somos um só quando ele fala dentro de mim!
Não é fácil conseguir esse batismo do Espírito Santo de Deus pois ele testifica e confirma se realmente estamos arrependidos e aceitamos Jesus Cristo de todo o coração,mas se o Espírito Santo de Deus te aceitar pode saber que sua vida vai ser á mais incrível que você já teve em todos os segundos de vida que você vai viver junto do Espírito Santo de Deus
Ser batizado no espírito santo não e sinonemo de salvação se fosse assim o reino do céu não seria tomado a força