"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Vigilância e oração, pois a carne é fraca.

Mateus 26:41
 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Quando Jesus entrou na vida de Pedro, o mero pescador foi transformado em um novo homem. Seus objetivos e suas prioridades mudaram. Entretanto, Pedro não era perfeito, ele jamais deixou de ser Simão Pedro. Temperamento, caráter e personalidade só são mudados quando estamos verdadeiramente convertidos e isso nos leva a imaginar o que Jesus viu em Simão para atribuir a ele um novo nome: Pedro, que significa “pedra”. Com um temperamento impulsivo, Pedro certamente não agia com a firmeza e segurança de uma rocha na maioria das vezes.

Mas, como a forma de Deus trabalhar é inexplicável, ao escolher seus seguidores, Jesus não procurava pessoas ideais, mas reais. O Senhor escolheu pessoas que poderiam ser modificadas por seu amor e, posteriormente, enviou-as para transmitir o evangelho, demonstrando que sua receptividade estava disponível a todos, mesmo para aqueles que frequentemente caíam. E, assim como a Pedro, podemos cogitar a nosso respeito – “o que Jesus vê em nós, ao convidar-nos para segui-lo?” Sabemos que Ele aceitou Pedro e, apesar de seus erros, este continuou a fazer grandes coisas para Deus.

Pedro (já convertido) foi uma ‘rocha’ e uma coluna da igreja nos seus primeiros anos. Devido à sua fé e ardor, ao seu temperamento (agora transformado) gentil e de mente aberta, além de seus dotes intelectuais (dom de sabedoria), ele ajudou a igreja em seus dias iniciais e mais difíceis da possível desintegração. Pedro tornou-se um líder reconhecido entre os discípulos de Jesus, estava entre os três mais próximos do Mestre. Pedro foi a primeira grande expressão do evangelho, durante e depois do Pentecostes.

Embora Pedro possuísse sólida fé e sincero amor a Jesus, em três ocasiões chegou a negá-lo, pois era frágil em certas situações. Pedro presenciou a transfiguração de Cristo, mas não compareceu ao Calvário. Contudo, fortalecido pelo Espírito Santo no Pentecostes, pregou o Evangelho com vigor e presidiu a eleição de Matias como o substituto de Judas Iscariotes e o Concilio de Jerusalém de onde partiram os apóstolos para pregarem os ensinamentos do Mestre. Pedro fundou as linhas apostólicas da Antioquia e da Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo que subsistem ainda hoje em várias ortodoxias sírias.

Por fim, Pedro foi preso por ordem do rei Herodes Agripa I e encaminhado para Roma durante o reinado de Nero que o condenou à morte por crucificação (de cabeça para baixo) em 67 dC., tornando-se, assim, mais um mártir do Cristianismo. O novo nome que o Messias lhe deu servia para simbolizar que ele seria a “rocha” sobre a qual se assentaria a Igreja (que nesse contexto representa o Reino do Céu). Evidentemente que a ‘pedra’ a qual se referiu Jesus apontando para Pedro não significava que a igreja seria edificada sobre a pessoa de Pedro. Pedro não seria o fundador da igreja, mas que seria um líder incomparável.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 5

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Um comentário sobre “Vigilância e oração, pois a carne é fraca.

  • Pedro também conhecido como Cefas lutou para expandir os ensinamentos de Jesus Cristo para que tivesse direito ao batismo de fogo do Espírito Santo de Deus agora crendo em Cristo Jesus! Á carne ainda é a maior inimiga do Espírito sendo opostas e uma não concordando com a vontade da outra,mas vivemos com as duas,A carne e o Espírito,mas sabemos que o Espírito é o principal e devemos vencer a vontade da carne!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.