"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 2:4, 9-10
 “…o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deusa esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.”

Paulo escreveu aos crentes de Tessalônica pela segunda vez a fim de esclarecer dúvidas que estavam causando extrema confusão nãos crentes da igreja sobre quando ocorreria a volta de Cristo. Devido ao aumento da perseguição, estes crentes pensavam que o Dia do Senhor devia ser iminente, e interpretaram a primeira carta de Paulo como uma afirmação de que a segunda vinda de Cristo aconteceria a qualquer momento. Levando em conta este engano, muitos persistiram em permanecer ociosos, vivendo desordenadamente, alegando estarem a espera da volta de Cristo. Como sempre digo – ‘mudam-se os protagonistas; o tempo; o local, mas a história teima em repetir-se’.

Paulo tentou restabelecer o equilíbrio descrevendo certos eventos que aconteceriam antes da volta do Senhor. Embora, ‘o que detém o Anticristo’, não seja um assunto abordado na lição, todavia deve ser mencionado pelo professor da EBD. Não sabemos com certeza de quem ou do que se trata. Os estudiosos da Bíblia Sagrada apontam para três possibilidades – o governo e a lei, que ajudam a restringir o mal; o ministério e a atividade da Igreja e os efeitos do evangelho; ou o Espírito Santo. A Bíblia não diz com clareza quem ou o que está detendo o Anticristo, apenas diz que ele não será detido para sempre. Nosso seguimento teológico entende que seja o Espírito Santo, mas, independente, se estamos certos ou errados na nossa interpretação, não é necessário temermos o tempo em que o impedimento será removido — Deus é muito mais forte que o homem do pecado, e salvará o seu povo.

Este homem iníquo usará ‘poder, e sinais, e prodígios de mentira’ para enganar e atrair seguidores. Os milagres de Deus podem ajudar a fortalecer nossa fé e conduzir pessoas a Cristo, mas nem todos os milagres são necessariamente de Deus. Os milagres realizados por Cristo foram significativos, não só por Seu poder, mas também por seu propósito — ajudar, curar, e nos guiar a Deus. O iníquo terá poder para fazer coisas surpreendentes, mas seu poder será proveniente de Satanás. Ele usara este poder para destruir e para afastar as pessoas para longe de Deus, em direção a si mesmo. Se qualquer pessoa considerada religiosa trabalhar para atrair a atenção das pessoas para si mesma, podemos ter certeza de que sua obra não é de Deus.

O ‘homem iníquo’, com seu poder e operação de milagres, enganará aqueles que se recusaram a crer na verdade de Deus. Deus concede às pessoas a liberdade de lhe darem as costas e crerem nas mentiras de Satanás.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

– Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Um comentário sobre “O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus.

  • Deus te abençoe você e família também

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.