A busca pela desconstrução da ética e da moral cristãs.
Isaías 5:20
“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!”
Mundo no sentido bíblico não se aplica ao que foi criado por Deus (universo), mas ao sistema corrompido pelo pecado que dita a regras para os que estão no mundo (planeta Terra). Todavia, é do nosso conhecimento que, embora estejamos vivendo neste mundo, não pertencemos a ele. Suas regras, conceitos, filosofias de vida e costumes não se aplicam a nós. O mundo e a igreja verdadeira (VERDADEIRA) são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás – “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo”; e, a igreja pertence exclusivamente a Deus. Por isso, o crente deve separar-se do mundo.
Neste mundo em que vivemos, somos meros forasteiros e peregrinos – “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma”. Consequentemente, por não pertencermos ao mundo, não devemos conformarmos com o mundo; não devemos amar o mundo, mas, antes, odiar a iniquidade do mundo morrendo para o mundo. Note bem que, como dissemos acima, os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, à natureza, às montanhas, às florestas, etc.
Amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo – “Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro…”. Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele.
Nestes últimos dias, com o intenso acesso às tecnologias e a normalização da imoralidade (em todos os aspectos, isso inclui o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade no teatro, na televisão, no cinema, ou em revistas), alguns crentes se renderam às influências do sistema corrompido que administra o mundo. O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo, ele deve reprovar abertamente o pecado deles.
Temos que ser sal e luz do mundo para eles é nosso dever amá-los e procurar ganhá-los para Cristo – “E apiedai-vos de alguns que estão duvidosos; e salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”.
Da parte do mundo, o verdadeiro crente terá tribulação, ódio, perseguição e sofrimento em geral. Satanás, usando as atrações do mundo, faz um esforço incessante para destruir a vida de Deus dentro do crente.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
– Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 1957, extraído e adaptado)
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.