"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As Escrituras são a verdade plena de Deus, dada pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:21
 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Há numerosas passagens na Bíblia que apoiam a alegação de que a mensagem da Bíblia veio da parte de Deus, por intermédio de homens de Deus, e foi reunida na Palavra de Deus. Deus se dirigindo a Moisés disse – “Porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”. Davi, pouco antes da sua morte testificou – “O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca”. A Isaías o Senhor asseverou – “Quanto a mim, este é o meu concerto com eles, diz o Senhor : o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da boca da posteridade da tua posteridade, diz o Senhor , desde agora e para todo o sempre.

 A inspiração de Deus, portanto, se estende a todas as partes das Sagradas Escrituras, inclusive a tudo aquilo que Deus afirmou (ou negou) acerca de qualquer tema. Ela não se refere somente ao que a Bíblia ensina, mas também àquilo que ela toca; isto equivale a dizer que ela inclui não somente o que a Bíblia ensina de maneira explícita, mas também o que ela ensina de maneira implícita, acerca de questões espirituais e factuais. O Deus onisciente não pode errar a respeito de nada que ensina ou implica.

A revelação que Deus fez de si mesmo foi um autodesvendamento deliberado. Ninguém forçou a Deus a se tomar conhecido; ninguém o descobriu por acidente. Num ato voluntário, Deus fez-se conhecido aos que, de outra forma, não poderiam conhecê-lo. O que Deus revelou pela própria vontade estabelece os limites de todo o conhecimento a respeito dEle. A revelação divina destitui todas as alegações do orgulho, autonomia e auto-suficiência humanos. O Deus do Universo tornou-se conhecido; a maneira certa de acolhermos tal iniciativa é reconhecer esta revelação.

No registro das Escrituras, os autores humanos escreveram com tal liberdade a ponto de deixarem evidência de suas características humanas pessoais; todavia, esses autores não cometeram erros, enquanto estavam na tarefa de escrever, não lhes foi permitido agir à parte ou ao contrário da mente precisa de Deus, de quem eles escreveram a Palavra.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

– Referências:
– Teologia Sistemática, Norman Geisler
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.